quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cuecas sinalizam o mercado financeiro. Será?

O que cuecas e a crise econômica têm em comum? Segundo o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan, muito. O economista americano tem uma teoria: em tempos bicudos, a primeira coisa que o homem deixa de comprar é underwear – o raciocínio segue uma lógica (masculina) bem peculiar: como a cueca é algo que ninguém vê, não haveria necessidade de comprar uma nova.

Se Greenspan estiver certo, não é estranho pensar o oposto - ou seja, que a economia vai bem quando as vendas de cuecas aumentam. E não é que, nos Estados Unidos, houve mesmo um crescimento de consumo de roupa íntima masculina de 4,7% durante o primeiro semestre deste ano?

Os números positivos já empolgam alguns empresários e fazem com que muita gente acredite no fim da recessão. "Roupas íntimas são uma necessidade, não é uma coisa que se pode ficar muito tempo sem comprar. Portanto, quando as pessoas voltam a consumir, são os primeiros itens que a serem comprados", diz Michael Kleinmann, presidente da Freshpair.com, site de vendas de underwear.

  • E no Índice do Batom, já ouviu falar?
  • Explico:quando as finanças não andam bem, as mulheres tendem a consumir produtos com preços mais acessíveis.
  • Ou seja, quanto maior a crise, maior a venda de batons.
  • No Brasil, um batom pode ser comprado a partir de R$2 (similar aos Estados Unidos, variando entre US$2 e US$ 50).
  • E de tão certeiro, o fator já se tornou praticamente um índice econômico para os americanos. Para se ter uma ideia, de novembro de 2008 a julho de 2009, as vendas de batons nos EUA tiveram um aumento de 40%!
  • Tá, tem quem considere esta teoria contraditória, afinal, as vendas de batons também crescem em períodos de prosperidade. Só que o interessante é que este item não parece sofrer com a recessão, ao contrário de outros itens considerados "supérfluos".
  • Para saber mais sobre este assunto, tem um texto bem completinho aqui.
  • Acreditando ou não, não custa prestar atenção e calcular como andam as vendas de cuecas na sua loja. Se percebeu alguma diferença, me conta, ok?!
  • Sua loja não vende underwear (e nem batom)... Então pensa, andou comprando mais cuecas (para si; para o marido/namorado) nos últimos meses?

* do Chic. Na primeira foto, David Beckham, para Armani Underwear.

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