O que cuecas e a crise econômica têm em comum? Segundo o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan, muito. O economista americano tem uma teoria: em tempos bicudos, a primeira coisa que o homem deixa de comprar é
underwear – o raciocínio segue uma lógica (masculina) bem peculiar: como a cueca é algo que ninguém vê, não haveria necessidade de comprar uma nova.
- E no Índice do Batom, já ouviu falar?
- Explico:quando as finanças não andam bem, as mulheres tendem a consumir produtos com preços mais acessíveis.
- Ou seja, quanto maior a crise, maior a venda de batons.
- No Brasil, um batom pode ser comprado a partir de R$2 (similar aos Estados Unidos, variando entre US$2 e US$ 50).
- E de tão certeiro, o fator já se tornou praticamente um índice econômico para os americanos. Para se ter uma ideia, de novembro de 2008 a julho de 2009, as vendas de batons nos EUA tiveram um aumento de 40%!
- Tá, tem quem considere esta teoria contraditória, afinal, as vendas de batons também crescem em períodos de prosperidade. Só que o interessante é que este item não parece sofrer com a recessão, ao contrário de outros itens considerados "supérfluos".
- Para saber mais sobre este assunto, tem um texto bem completinho aqui.
- Acreditando ou não, não custa prestar atenção e calcular como andam as vendas de cuecas na sua loja. Se percebeu alguma diferença, me conta, ok?!
- Sua loja não vende underwear (e nem batom)... Então pensa, andou comprando mais cuecas (para si; para o marido/namorado) nos últimos meses?
* do Chic. Na primeira foto, David Beckham, para Armani Underwear.
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