sábado, 29 de agosto de 2009

O perfil do cliente de shopping no Brasil

Uma nova pesquisa sobre o perfil dos clientes dos shopping centers no Brasil foi divulgada no primeiro semestre deste ano. O estudo, realizado pelo IPDM, entre fevereiro e março deste ano, entrevistou 3.213 pessoas em 6 cidades – Rio, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Porto Alegre e SP. Uma das principais conclusões da pesquisa é que os shoppings brasileiros são mesmo reduto da elite – nada menos que 79% dos seus freqüentadores pertencem às classes A e B.

A novidade é que os homens passaram a também adotar essa idéia. Atualmente, 65% do público masculino freqüentador de shoppings vai a um desses centros comerciais toda semana, principalmente em busca de alimentação e lazer. Porém, quando os rapazes entram numa loja, costumam ser mais decididos que as moças – em 78% das vezes eles compram. Entre as mulheres a taxa de conversão nao passa de 59%.

É fato que os shoppings no país são um misto de local de compras e serviços e também um importante destino de entretenimento. Mas, em geral apenas 45% dos clientes saem deles com uma sacola na mão e só 39% dos entrevistados costumam comer nas áreas de alimentação.

Outros dados da pesquisa:
  • dos clientes de shopping no país, 56% são mulheres e 44% homens
  • 30% dos consumidores de shoppings pertencem à Classe A, 49% à Classe B e 21% às classes C/D
  • 9% deles têm entre 17 e 19 anos, 34% de 20 a 29 anos, 33% de 30 a 44 anos e 24% mais de 45 anos (não foram pesquisados frequentadores com 16 anos ou menos).
  • o gasto médio por visita em shoppings no Brasil é de R$ 140. Mas os homens gastam mais - R$ 144 contra R$ 138 das mulheres.
  • o gasto médio da Classe A é de R$ 196, o da Classe B é R$ 130 e o das Classes C e D é R$ 79.
  • 36% dos clientes de shopping também fazem compras pela Internet (em 2006 esse percentual era de 21%).

*tudo do Blog do Marinho

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