quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aposte no aposto: xô desgosto!

O mês de agosto está se despedindo.

(Finalmente!)

Um mês sem feriados... Um mês que vem depois das férias... Um mês de poucas vendas (as promoções vão se encerrando, os lucros se esgarçando; o tempo não ajuda a vender a coleção de verão que começa a chegar...). E o Dia dos Pais nunca foi uma data forte para o comércio... Ou seja, um desgosto só!

Não à toa que a crendice popular diz que "agosto é mês do cachorro louco". E mesmo não acreditando nestas "bobagens" tem muita gente que não casa em agosto (vixe, nem pensar!), não se muda em agosto, não viaja em agosto e não fecha negócio em agosto, que se transforma, assim, num mês de recesso para supersticiosos ou não. As crenças que permeiam os dias de agosto são tantas que o mês é considerado o Mês do Folclore, sabia? Eu mesma só soube porque ajudei meu filho de 7 com a tarefa!

O assunto folclore e crendices reavivou em minha memória um trecho da entrevista que a TPM fez com o David Azulay, da grife carioca de beachwear, Blue Man (e que eu reproduzi uma parte, no post onde comento seu falecimento). Quando a revista pergunta se a mãe do estilista (que é costureira e foi colaboradora nos primeiros tempos do negócio) ainda dava palpites nas coleções, David contou que a "mãe hoje gosta é de colocar açúcar em tudo. Isso é uma superstição antiga dela [risos]. Coloca açúcar na passarela, na fábrica, vai nas lojas e sai colocando açúcar na mão das vendedoras. Elas adoram a minha mãe e às vezes falam: - Pelo amor de Deus, fala para a dona Sol passar aqui e colocar açúcar!".

A Dona Sol é judia - ou seja, as tradições de sua religião e de seus antepassados negociantes têm mais de mil de anos! - quem há de questionar suas técnicas de marketing? E quem nunca jogou açúcar na porta da loja para chamar cliente que atire a primeira pedra!

Há quem prefira mel - diz que varrer o chão no sentido interior para o exterior e logo após passar no chão um pano embebido em água e mel, no sentido exterior para interior - limpa a loja de toda a "sujeira" e atrai as "abelhas" (símbolo de labor e recompensa) para dentro.

E tem os potinhos de sal grosso com alho e pimenta bem vermelha postados ao lado do caixa ou na entrada da loja. Outros objetos comuns são as figas e ferraduras penduradas. Ou olhos gregos, de vidro. Tudo para afastar "más intenções". O comerciante com ascendência oriental gosta de decorar a porta de seus negócios com um manekineko (o gato japonês da sorte). Ou com símbolos chineses de prosperidade, como dragões, carpas e cavalos, sempre nos tons dourado ou vermelho (cores que representam dinheiro e vitalidade).

Se funcionam? Não costumo perguntar essas coisas, mas não duvido que proprietários e vendedores sintam-se protegidos e estimulados com essas práticas. Mesmo os que duvidam e preferem a oração, não deixam de, de uma certa forma,"colocar uma intenção".

Por diversão (e por curiosidade), fiz uma seleção de simpatias que prometem solucionar alguns dos problemas mais comuns para os que atuam atuam no varejo.

"Comerciantes e empresários em geral vivem uma situação delicadíssima hoje em dia. Juros altos, concorrência dos importados, impostos em excesso, tudo para complicar sua atuação. Com isso, muitos acabam se deixando levar pelo desespero, pois quando se dão conta, estão num beco sem saída. Se isso ocorre com você, recorra aos poderes de uma simpatia para encontrar uma saída. Elas já mudaram a vida de muitas pessoas. Pode acontecer de mudarem a sua também. O que você perde em arriscar?

Simpatia para vendedores

Coloque 3 folhas de louro dentro do sapato que vai usar e todas as manhãs, antes de iniciar sua jornada, mentalize o valor do quanto almeja vender. Comece a fazer esta simpatia na lua nova. Nunca deixe de usar as folhas dentro do sapato, entre a palmilha e a sola de seu pé.

Para evitar prejuízos de qualquer origem

Como se não bastassem todos os problemas, os comerciantes tem que amargar também os terríveis calotes, cujos prejuízos podem quebrar uma empresa, se não forem bem administrados. Para evitar prejuízos no seu ramo de comércio, acenda três velas ao seu Anjo da Guarda, dentro de um pires branco com pimenta-do-reino em grão e sal grosso. Quando as velas se queimarem, retire os restos de cera e tudo que estiver dentro do pires, pondo dentro de um envelope. Lacre e guarde numa gaveta onde só você tenha acesso.

Para cheques sem fundos

Todo comerciante tem em sua carteira um pacote de cheques que não foram honrados pelos clientes. Para não acontecer isso com você, além de selecionar muito bem seus clientes, faça uma simpatia para se proteger. Numa segunda-feira, molhe um pano com água benta e sal grosso, usando-o para limpar todo o interior do local onde você guarda o dinheiro na sua firma. Pode ser a gaveta do caixa, a caixa registradora ou seu cofre. Se tiver os três, limpe os três. Coloque, então, um galhinho de arruda dentro dos locais que foram limpos.

Para sanar qualquer problema da loja

Pegue três velas brancas e um pouco de água salgada. Acenda as velas no interior do seu estabelecimento, sendo uma na frente, uma no meio e outra nos fundos. Borrife a água salgada ao redor das velas, formando um círculo. Deixe queimar. Após a queima total, varra o interior desses círculos na direção da saída, começando pelos fundos. Repita em três sextas-feiras seguidas."

  • Isso tudo porque no creo en las brujas, pero...

* simpatias extraídas do Simpatias da Web

2 comentários:

Jane Marie disse...

Oi amiga, adorei teu post.
Claro, bem elaborado e bem simpático...com tuas simpatias,rsrsrsrsrsr.
Qualquer ato de fé é super válido.
Amei!!
Bjs mil.

Luciene Vieira disse...

Certíssimo, Jane. Se bem que, no comércio, a melhor simpatia ainda é a do atendimento nas vendas e o carinho e o respeito do proprietário com seu cliente.

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