terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Morre David Azulay - dono da Blue Man e criador do biquíni de lacinho

Fiquei muito triste ao saber do falecimento do empresário David Azulay, na madrugada de hoje, 10/02. Viver em uma cidade do litoral não me faz uma expert em moda praia, mas não dá para esconder o fascínio que sinto por quem cria moda em cima de duas peças de tecido tão minúsculas, como o biquíni. E a Blue Man sempre soube vender exatamente o que as pessoas querem usar. Em julho do ano passado, a revista TPM (com a estilista Adriana Barra na capa) dedicou 6 páginas a David Azulay. Impressionou-me sua profunda visão de mercado. Transcrevo abaixo alguns trechos da entrevista:

  • No início dos anos 70, o empresário David Azulay, dono da grife Blue Man, teve uma idéia genial. Ou melhor, roubou a idéia de um gênio. Mais precisamente de seu único irmão, Simão Azulay (criador da marca Yes Brazil), que dava seus primeiros passos como estilista. Os dois eram adolescentes quando Simão começou a criar suas primeiras peças. Certo dia, David se surpreendeu ao encontrar um biquíni jeans, novidade na época, entre as coisas do irmão. Decidiu vender a invenção para as lojas do bairro e voltou cheio de pedidos. “O Simão ficou louco quando soube”, lembra. O telefone do apartamento onde moravam começou a tocar. Do outro lado, clientes reclamavam. O biquíni não tinha elasticidade e, por isso, não passava pela perna das clientes. Sim, eles não se deram ao trabalho de fazer alguém provar o piloto. “Foi assim que decidi cortar dos lados e amarrar”, conta David. Nascia assim o biquíni de lacinho. O inventor da peça que por muitos anos fez a cabeça de 99 entre 100 mulheres nas praias brasileiras é hoje um dos empresários de moda mais bem-sucedidos do país. Sua grife tem 36 anos e figura, com a Salinas e a Cia. Marítima, no concorrido topo da moda praia brasileira, com 27 lojas espalhadas pelo país.

  • Além dos feitos comerciais, David chama a atenção por não se enquadrar em padrões. O estilista se considera, na verdade, um comerciante. Faz biquínis para mulheres de verdade e entende de homem, como poucos. Foi ele quem ressuscitou o sungão, peça esquecida nos anos 50. “Adoro ver os caras usando sunga da Blue Man. Outro dia olhei tanto para um homem que a esposa começou a gritar: ‘Sua bicha gorda, como pode ficar dando em cima do meu marido?’
  • Você, depois de 36 anos fazendo biquíni, pode ser considerado um especialista em mulher? Até sou, mas as mulheres de que eu gosto para desfile, por exemplo, são sempre as “erradas” [faz sinal de entre aspas com as mãos]. Eu não acerto em nada. Os stylists vivem escolhendo para os desfiles mulheres que eu nem acho que são a cara da Blue Man. E eu acabo aceitando porque faço o que eles mandam e só assino o cheque [risos]. Aí, quando vejo essas tais mulheres sem graça na passarela, elas ficam um arraso! O stylist, quando entra aqui, manda. Eu tento dar uma opinião, escolher uma mulher que tenha mais bunda, que seja mais normal, mas, enfim... Eles entendem disso melhor que eu.

  • E o que os stylists acham disso? Eles escolhem mulheres que ficam lindas na passarela. E as que eu escolho, sinceramente, ficariam muito bregas mesmo! Meus amigos, os caras da praia, quando me vêem, me dão cada dura... Dizem: “Pô, David, que merda essas mulheres magrelas que você coloca, hein?”. Não adianta, prefiro mesmo a mulher mais gostosa. Mas agora deixo eles fazerem o que querem. Homem que gosta de mulher de verdade não sabe escolher mulher modelo para a passarela!
  • E na moda praia, quem admira? Adoro a Lenny. Ela é chique e coerente com quem ela é. Faz roupa chique porque ela é uma mulher assim. Diferente de mim, que sou popular. Imagina se tento ser chique, ia ser uma piada. Olha para mim, vê se eu tenho cara de chique, porra [risos]!

  • Para quem trabalha com moda praia. Para quem ficou curioso. O link com toda a entrevista de David Azulay é este.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola
ten que facer unha cita do seu título

""CONSUMO, LOGO EXISTO""


OlivaM...

Unknown disse...

site here replica wallets see this page Chloe Dolabuy get more replica designer backpacks

Unknown disse...

y7z05r6b10 o5p10m0c63 n6w65s5b35 s6p40e7b53 h2e81h6h35 r3b73a5y21

Postar um comentário