Esta semana o prefeito de N.York, Michael Bloomberg, apresentou um conjunto de medidas com as quais será eliminado temporariamente o tráfego em vários trechos da avenida Broadway, inclusive o que passa por Times Square, para que sejam de uso exclusivo dos pedestres.
Este programa-piloto, para o qual foi previsto um investimento de 1,5 milhão de dólares, será implementado em maio e se prolongará até finais do ano. "Vamos observar muito de perto os resultados para determinar se o programa funciona e se deveria ser prolongado além da fase de teste", afirmou o prefeito.
A Prefeitura eliminará a circulação de veículos nessa avenida nova-iorquina entre as ruas 42 e 47, o que inclui a Times Square e também no lance compreendido entre as ruas 33 e 35, em uma área na qual ficam as lojas de departamento Macy's e de outras grifes.
Os automóveis poderão continuar circulando de leste a oeste nos dois segmentos incluídos no programa-piloto, e a Prefeitura prevê que a eliminação do tráfego na Broadway, que atravessa diagonalmente a ilha de Manhattan, melhorará a circulação nessas ruas.
Nos trechos bloqueados ao tráfego de veículos serão criados espaços públicos para que o pedestre descanse, além de outros atrativos, o que deve repercutir de forma positiva na atividade das lojas nas duas regiões.
Pelas ruas incluídas no plano-piloto transitam diariamente 75 mil passageiros em ônibus e suas estações de metrô registram mais de 300 mil viagens diárias, enquanto calcula-se que 356 mil pedestres percorram a Times Square todos os dias. - Essa notícia me encheu de esperanças. Vou acompanhar este projeto e torcer para que funcione... Pode ser uma saída para o trânsito infernal nas áreas comerciais de muitas cidades, incluindo a minha.
* a matéria é da Agência EFE.
0 comentários:
Postar um comentário