quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Microsoft quer abrir lojas próprias. E a "experiência" da Apple

A Microsoft anunciou na última semana que partirá para criação de sua própria rede de lojas de varejo.
Ainda não foi informado quando isso ocorrerá, mas esta é mais uma prova da força da necessidade humana por viver e sentir experiências.
Modelo de varejo
Por outro lado, a Apple de Steven Jobs, inaugurou com suas lojas (a primeira em 2001. Atualmente, são 209, em 6 países) um novo conceito de varejo, onde o importante não é vender, mas fazer o consumidor vivenciar o produto.
As lojas da Apple são espécies de templos da era digital, por onde todo mês passam em romaria 10 milhões de pessoas ávidas pelos novos modelos de computadores, notebooks, iPods e iPhones. Não é raro esbarrar com uma fila na porta de lojas como a da Quinta Avenida, em Nova York (foto), onde um escultural cubo de vidro na entrada dá o tom do design que domina o interior. O lugar tem 2000 metros quadrados (e é todo subterrâneo), mas mesmo assim lota.
Conhecidas pelo estilo limpo e minimalista, as lojas Apple são consideradas por analistas como um modelo no varejo de produtos eletrônicos. No local, os consumidores podem agendar um horário com um "gênio em Mac" para resolver problemas ou com um "personal shopper", que seleciona produtos e programas de acordo com as necessidades do cliente.
O "balcão dos gênios" (com 14 metros de comprimento, na loja da Quinta avenida), pode atender cem clientes por hora e 50% do espaço das lojas é reservado para a assistência técnica e instrução de clientes que já têm os produtos em casa (ou no bolso da calça!). "O que as lojas Apple oferecem aos seus clientes é um lugar onde podem ver e manipular os produtos e, mais importante, conversar com alguém que conhece os eletrônicos intimamente”, disse Tim Bajarin, presidente da consultoria Creative Strategies. "E isso simplesmente não existia no mercado dos PCs antes das Apple Stores", finaliza.
  • Mesmo não sendo assunto do varejo de moda, vez ou outra tomarei a liberdade de postar aqui temas relevantes ao comércio e que possam inspirar e agregar.