quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Preconceito?Já foi!

Enquanto escrevia o post em homenagem a David Azulay (um monte de gente bacana se pronunciou, com mensagens de admiração e respeito - aqui e aqui), lembrei de ter lido que o cantor Toni Garrido, convidado de honra da Redley (no último Fashion Rio), criticou a assessoria da marca, organizadora do show, a respeito da ausência de negros na passarela. "Fiquei profundamente incomodado ao perceber que só estavam desfilando loiros e ruivos. Foi triste trazer a minha família aqui para assistir a um desfile no qual não tinha nenhum representante da minha raça. Gosto da marca e até uso, mas não quero fotografar aqui. Estou decepcionado com o que vi. Não quero que minhas filhas compartilhem desse tipo de moda excludente".

David Azulay era um cara simples, do povo. Mesmo produzindo a moda praia mais democrática que se viu, sempre ouvia reclamações de que as modelos escolhidas para os catálogos e desfiles eram muito diferentes da maioria de suas clientes.

Eu também já tratei do assunto aqui, ao reproduzir um texto da Danusa Leão que declara que a marca que alia seu nome à hipermagreza acaba por limitar seu público e alcance de vendas.

E como isso afeta as vendas? Ora, porque também vemos nas lojas vitrines e visual merchandising com as mesmas imagens e manequins expondo looks que excluem uma boa parcela de consumidores - não só os mais cheiinhos, mas os gays, os negros, os comprometidos (como se a função da moda fosse unicamente sexual) e, em especial, os mais velhos.

Velhinhos na moda

Mas, surgiu uma luz no fim do túnel. O estilista Ronaldo Fraga fez o mais impactante desfile da SPFW, ao colocar na passarela apenas mulheres e homens de mais de 65 anos, ao lado de criancinhas.

Inspirado no espetáculo "Giz", do criador de bonecos Alvaro Apocalypse, a coleção e o desfile foram bastante ambiciosos: buscaram relacionar as duas "pontas" da existência, "o início e o fim do traço do giz".

Quase simultaneamente ao desfile em São Paulo, mais velhinhos apareceram nas passarelas - agora na Europa. Na semana de moda masculina de Milão e de Paris, as grifes Etro (foto abaixo) e Yohji Yamamoto colocaram senhores de meia idade e idosos misturados com modelos jovens.

Simples coincidência? Talvez não. Pode ser que:

  1. A indústria da moda esteja, enfim, descobrindo um nicho de mercado que tende a crescer continuamente nas próximas décadas, o da chamada "terceira idade".
  2. Os estilistas, stylists e produtores da engrenagem da moda finalmente despertaram para outros parâmetros de apresenação das roupas e de desfiles - nos quais os idosos encontrariam finalmente o seu lugar.

No meu afã para que isso aconteça, pode ser que eu esteja sendo muito otimista. Mas percebo mais sinais de que "ditadura da juventude" deixou de ser tão impositiva e que o mundo anseia por um olhar mais autêntico - e verdadeiro - sobre as as fases da vida (com mais ou menos peso, mais ou menos cabelo, mais ou menos juventude). Acompanhe comigo:

A modelo Jerry Hall (ex de Mick Jagger) é a nova estrela da campanha Chanel. Jerry está com 52 anos.

A Pirelli publicou no seu calendário de 2007, foto com a fantástica Sophia Loren. Na época, estava com 72 anos.

Brad Pitt não autoriza mais a publicação de fotos suas onde utilizem os recursos de photoshop. De agora em diante, quem mexer na imagem dele vai sofrer proceso judicial (foto da capa da W Magazine, de fevereiro 2009)

Maddonna celebrou seus 50 anos em turnê mundial de seu mais recente trabalho, Stick and Sweet. Mostrou para o mundo inteiro que uma mulher de 50 anos pode tudo. E que tem muito poder.

* fotos do Última Moda; do flickr da Oficina de Estilo e do Petiscos

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