segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Portas abertas no feriado

Neste ano, diferentemente de 2008, diversos feriados bloquearão dias úteis - em algumas cidades serão 15 paradas comemorativas em dias de semana, incluindo os pontos facultativos.
Enquanto muitos trabalhadores comemoram o descanso extra, comerciantes enfrentam um dilema: dias parados significam faturamento menor, mas gastar com a abertura sem ter freguesia equivale a prejuízo.
Loja de rua é a que mais padece nos feriados
Movimentadas durante todo o dia, as lojas de rua sofrem com a falta de público consumidor em feriados. Já os estabelecimentos de shoppings beneficiam-se do afluxo de clientes da praça de alimentação, do cinema e das alamedas de serviços.
Mas nem sempre estes fatores alteram as vendas do lojista de rua, já que alguns setores são mais beneficiados pelas comemorações, como as empresas da cadeia produtiva de turismo, entretenimento e lazer.
Outro quesito é o perfil da freguesia. "Ganha quem entende e atende o cliente", resume Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae-SP. Ele aconselha o empreendedor a desenvolver um sistema de informação que além do cadastro habitual, forneça histórico de vendas e o perfil dos clientes, permitindo enxergar as suas preferências, incluindo se querem ser atendidos durante feriados.
Uma terceira preocupação é o custo da operação. "O gasto com pessoal é o mais pesado, já que, às vezes, é preciso pagar o dobro ao funcionário, além de transporte e alimentação", aponta Miranda. Somam-se a isso os valores de energia, telefone e água.
Para quem opta por abrir as portas do estabelecimento, o sucesso do funcionamento em um feriado pode ser garantido com ações que atraiam clientes e proporcionem vendas.
Ações que atraem público
Aqui, o que manda é a criatividade. Temáticas ligadas ao feriado em si - sejam históricas, sejam religiosas - e comidas e decoração típicas tornam a ocasião especial. Promoções com descontos também atraem. Ana Vecchi, diretora da Vecchi&Ancona Estratégia e Gestão, sugere parcerias entre empresas. "Lojistas, fornecedores e prestadores de serviços devem se unir". Algumas sugestões da consultora:
  • A loja de roupas que vende tamanhos especiais pode organizar um happy hour em parceria com um disribuidor de café ou sucos e fazer acordo com uma agência para transportar os clientes da terceira idade.
  • A loja de tênis pode se associar a um pet shop e promover uma caminhada com cães e seus proprietários, orientada por um personal trainer. O passeio termina com um lanche saudável e um banho nos animais; empresas parceiras podem fornecer biscoitos caninos e xampus.
  • Atividades recreativas que envolvam crianças acabam por atrair pais que precisam encontrar uma distração para os pequenos nos dias em que escolas e creches não funcionam.

  • A Promenade-Chandon por exemplo, é um evento organizado pela Associação de Lojistas da Oscar Freire em parceria com a Chandon, todos os anos. Em 2007, a rua foi fechada, decorada com balões e transformada em uma passarela para os pedestres, com pipoca, shows de músicos, marionetes e caricaturistas. Em 2008, muitas celebridades foram convidadas e renderam várias aparições na imprensa. Tudo ao ar livre e aberto ao público. A entrada nas lojas, entretanto, é somente para clientes convidados previamente. Para estes, é servido champagne (Chandon, naturalmente), coktails e são oferecidos brindes e condições especiais de compra..
  • Quer saber mais sobre o Promenade-Chandon? Essa reportagem do Chic dá uma boa idéia.

* adaptado de matéria do Caderno de Negócios da Folha de São Paulo, de 08/02/09. Fotos Rg Vogue e Chandon.

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