terça-feira, 3 de março de 2009

Esquadrão da Moda começa hoje, no SBT

"Você sabe se vestir? Tem estilo? Tem certeza? CUIDADO! O Esquadrão da Moda vem aí!"

Estréia hoje, 03/03, às 20h, o Esquadrão da Moda no SBT, versão brasileira do original criado pela BBC. Nele, a top model e consultora Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund terão a missão de ensinar as pessoas como se vestir bem.

Com o nome What not to Wear, o programa nasceu na Inglaterra, em 2001, comandado pelas jornalistas Trinny Woodall e Susannah Constantine (foto acima). A cada episódio, uma mulher considerada mal vestida por amigos e familiares ganha um banho de loja. Mas, para conseguir o prêmio, a participante precisa conviver com as sarcásticas apresentadoras. E elas não tem pudor de, vez ou outra, debochar de todo guarda-roupa da vítima. O sucesso do programa inglês gerou uma versão norte-americana em 2003, com a apresentação dos consultores de moda Clinton Kelly e Stacy London (acima, na foto). No estilo dos reality shows (com personagens e situações reais), e sem que os participantes saibam, as "vítimas" são filmados com câmeras escondidas, por duas semanas, em cenas do seu cotidiano, trajando suas póprias roupas. Depois, são abordadas de forma inusitada pelos apresentadores. Aí, as pessoas são informadas que estão no programa. A partir disso, a pessoa analisa suas roupas e as enxerga sob um novo olhar. Neste momento, todas as suas roupas são ‘jogadas no lixo’ e ela recebe R$ 10 mil em roupas, de acordo com o direcionamento dos especialistas. Por fim, a escolhida ganha uma mudança radical no visual, assinada pelo hair stylist Rodrigo Cintra e pela maquiadora Vanessa Rozan. "No começo, era bem difícil dizer a alguém que não estava legal com aquela roupa. Mas depois, a pessoa entendia que aquilo era para o seu bem. Hoje em dia, recebo e-mails das participantes agradecendo o carinho”, diz Isabella.

  • Perdeu o primeiro capítulo? Assista o próximo! A programação irá ao ar às terças feiras, às 20h.
  • Apesar do humor tipicamente britânico das apresentadoras Trinny e Susannah, o programa inglês tem o mérito de democratizar a moda, ensinando as pessoas a se vestirem bem com peças charmosas, básicas e principalmente, acessíveis. Já na edição brasileira (veiculada no SBT!) foram gravadas cenas no shopping Iguatemi e na Daslu, dois templos do mercado de luxo em São Paulo. A informação é da coluna Mônica Bergamo na Folha de São Paulo.
  • Isabella Fiorentino, em entrevista à Veja São Paulo, revelou seu perfil fashion: "No meu guarda-roupa não entra, nem morta: bota branca. A melhor compra que fiz: um casaco de cetim de seda fosco da Prada, que usei apenas uma vez. A peça mais barata do meu closet: regatas de 20 reais - usei, mas morro de vergonha! Minha dica para se vestir bem com pouca grana: ter uma ótima costureira. Dá para ser chique sem gastar muito? Sim, mas as peças têm tecidos inferiores e não duram muito tempo. Erro mais comum entre as malvestidas: roupa com viscolycra, tecido mixo que eu odeio".
  • Em um dos episódios, uma mulher de Piracicaba, interior de São Paulo, é a "escolhida". A dupla de apresentadores fez a primeira abordagem com a pessoa ainda dentro do carro, munidos de altos alto-falantes, gritando: "Juliana, cafona, cafona!" "As vítimas são sempre abordadas de forma surpreendente e bem-humorada", garante Aldrin Mazzei, o diretor do Esquadrão da Moda.
  • Segundo pessoas que trabalham na atração, o lançamento do Esquadrão da Moda, previsto para setembro 2008, foi adiado para 2009 em razão dos erros de gravação protagonizados por Isabella Fiorentino, escolhida para o show justamente por ter experiência em televisão. A modelo, que se casou com o empresário Stefano Hawilla em 2008, já trabalhou na Record, quando falava sobre moda, beleza e comportamento.
  • A versão norte-americana do programa é exibida às quartas-feiras, às 22h, pelo canal de TV a cabo People+Arts.
  • Para quem quer se tornar consultor(a) de imagem, personal shopper ou um(a) excelente vendedor(a), esta é minha dica: - Assistam o programa! Mas prefiram as versões gringas.

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu axo que a Stacy e o Clinton sao os maiores!!!!!!!!!!!!!! sao os melhores apresentadores! adoro-os!

bjs

Luciene Vieira disse...

Particularmente, prefiro o humor ácido das inglesas Trinny e Susannah. Aprendi muito com elas e tenho-lhes eterna gratidão. Mas confesso, o livro escrito pela dupla americana é muito mais didático e tem sido um grande auxílio nos treinamentos de vendas que minstro. Obrigada pela visita. Até a próxima!

carmem lucia moreira dutra disse...

escolhe a samella por favor eu to implorando
ass; carmem

Unknown disse...

eu quero me vistir bem
esquedrão da mode me ajude
por favor
bj

Unknown disse...

vai si fudee

Anônimo disse...

Essa gentalha que nem sabe falar direito, muito menos escrever gosta da versão americana. Esquadrão bom é o nosso...nom a nossa realidade de clima, estampas, etc e tal.ISABELA E ARLINDO, VOCES SÃO O MAXIMO!!!!

Márcia disse...

amo vcs

Anônimo disse...

ESTE VESTIDO AZUL DA IZABELLI COM ESTE LAÇO BRNACO E SIMPLESMENTE RIDICULO. TA BOM DE PASSA-LA NO ESQUADRAO

Anônimo disse...

eu quero participar tambem

Unknown disse...

Olha gente,eu me acho bonita mas fico muito chateada porque cuido da minha mãe com avc,tenho 35 anos,50kg,olhos verdes,cintura fina,meu sonho é trocar meu pequeno roupeiro,eu aceitaria doações,pois dependo a seis anos da minha mãe que cuido,ela teve avc.quem souber como me ajudar me mande um e-mail passo meu endereço.Muito obrigada.Fico chateada por ter vontade de comprar as coisas,não sou uma mulher ambiciosa.Lido com amor acima de qualquer coisa.Um beijo e abraço a todos,sempre que consigo olho esse programa e sonho com isso,minha mãe tem um sonho de ter uma cadeira de rodas melhor e ainda não conseguimos comprar,aceito doações para ela também.Fiquem com deus.angelvitsilva@hotmail.com.br

Anônimo disse...

Preciso de dicas.Não sei me vestir bem.Até livros ensinando eu aceito.Muito obrigada.

Unknown disse...

gosto muito de mim vestir bem,e combinar as roupas juntamente com sapatos, ia amar se eu pudesse fazer parte do esquadrão da moda

Postar um comentário