domingo, 1 de março de 2009

Os feriados de 2009 (com plus para feriados judaicos)

Só mesmo um mês curtinho como fevereiro pra ter uma semana como esta, com dois dias e meio! Passei a semana feito doida, tentando agarrar o tempo com as unhas, mas o tempo é feito areia, escorre pelos dedos... Daí que me dei conta que 2009 terá onze feriados nacionais em dias úteis!Não sabia? Com certeza você é profissional autonômo ou dono do seu negócio. Agora, pergunta pro seu funcionário. Aposto que ele te diz todas as datas, sem errar nenhuma! Feriados podem significar mais descanso para muitos, mas também ganhos para alguns setores da economia e prejuízos para outros. Para os que trabalham no comércio em cidades turísticas como a minha, feriados podem representar um acréscimo de 40% no total de vendas de um mês.
Feriados em 2009
1º de janeiro, quinta-feira - Confraternização universal 23 de fevereiro, segunda-feira - Carnaval 24 de fevereiro, terça-feira - Carnaval 10 de abril, sexta-feira - Sexta-feira Santa 21 de abril, terça-feira - Tiradentes 1º de maio, sexta-feira - Trabalho 11 de junho, quinta-feira - Corpus Christi 7 de setembro, segunda-feira - Independência do Brasil 12 de outubro, segunda-feira - Nossa Senhora Aparecida 2 de novembro, segunda-feira - Finados 15 de novembro, domingo - Proclamação da República 20 de novembro, terça-feira - Dia da Consciência Negra 25 de dezembro, sexta-feira - Natal
  • Segundo o Ministério do Planejamento, o Governo Federal não considera como feriados Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi.
  • O dia da Consciência Negra (20 de novembro, morte de Zumbi dos Palmares) é comemorado em 360 cidades brasileiras (número que tende a aumentar).

E já que entramos nesta seara, para todos os que realizam negócios em São Paulo ou com empresas sediadas na cidade (alguém não?) não podemos esquecer de levar em conta os feriados judaicos (diz que os promotores de evento paulistanos observam estas datas com carinho. Uma que um evento sem os judeus poderosos da cidade fica parecendo menos bem sucedido; outra que eles ficam extremamente ofendidos quando marcam eventos importantes em datas que eles têm de guardar). Por isso tudo, já deixo avisado aqui: 8 de abril, é o seder de Pessach, a Páscoa judaica, este ano dois dias antes da Sexta Feira Santa. No dia 18 de setembro comemora-se o Rosh Hashaná e nos dias 27 e 28 de setembro, o jejum do Yom Kipur (estas festas são como o Natal dos católicos, mesmo os judeus não ortodoxos fazem festa em família nestes dias).
  • Mesmo não sendo judia, arrasto um pé pelas tradições judaicas. Eita povo que sabe negociar! Além de fazerem parte fundamental da História do Comércio Mundial.
  • Quer saber como atrair clientes em datas especiais como feriados? Tem algumas idéias aqui.

0 comentários:

Postar um comentário