quarta-feira, 29 de abril de 2009

Um "vistaço" pela Europa

Ou "O glamouroso universo fashion X as mazelas dos países sub ou em desenvolvimento".
  • Sabia que as roupas vestidas por europeus vêm, principalmente, de países com mão-de-obra barata?
  • De acordo com o Departamento de Estatísticas da União Europeia, Eurostat, o valor total de roupas importadas em 2007 foi de quase 60 bilhões de euros (R$ 181 bilhões), sendo que 38% das mercadorias vieram da China, 15% da Turquia e 8% de Bangladesh.
  • Na Alemanha, 90% das roupas provêm do exterior.
  • Segundo dados da organização europeia da indústria têxtil e de vestuário Euratex, os consumidores europeus gastam, em média, 700 euros por ano em roupas.

  • Porém, por trás dessa média podem estar escondidas muitas diferenças. Os italianos, por exemplo, chegam a desembolsar 1 mil euros por ano com roupas, enquanto que os poloneses, apenas 100 euros.

  • As fotos deste post revelam algumas curiosidades. A primeira é de um lojista de Milão, Lodovico Barbera (vestir mocassins sem meia é tão italiano, mas ainda me surpreende). A segunda foto também é de um milanês, o Dario, vendedor de uma das lojas de alfaiataria mais chiques da cidade, a Cesare Attolini. O Scott Schumann, fotógrafo do The Sartorialist ficou tão impressionado com a perfeição do look e com comprimento - corretíssimo - das mangas do blazer do Dario, que foi até a loja onde ele trabalha para aprender tudo sobre esse "pequeno detalhe tão importante" da indumentária masculina. Achei o moço muito chique, mesmo. E leva o maior jeitão de bom vendedor.
  • A terceira foto é de um polonês. Se ele gasta somente 100 euros por ano com roupas deveria escrever para a Vogue americana um tratado ensinando como consegue ser elegante com tão pouco!

* os dados eu peguei do Portal Onne. As duas primeiras fotos são do The Sartorialist. A última vem do blog de street style da capital polonesa, o Warsaw Streets. (Tenho que me conter - se deixar, ilustro todos os posts com moda masculina - uma paixão!).

0 comentários:

Postar um comentário