sábado, 25 de abril de 2009

A história das coisas

Hoje vou pedir desculpas por tomar mais do seu precioso tempo que o normal. Este vídeo aí embaixo tem mais de 20 minutos. Mas vale a pena, garanto. Trata-se de Story of Stuff (A história das coisas), de Annie Leonard, especialista em sustentabilidade e em questões ambientais e de saúde. Annie conseguiu mostrar de um jeito simples, direto, o que tem de errado no nosso jeito de produzir e consumir coisas e, consequentemente, na lógica da nossa sociedade. E faz isso deixando claro que o inimigo a ser combatido não é "o capitalismo", nem mesmo "o consumo". É um pensamento até que bastante recente, nascido no pós Segunda Guerra, e que as pessoas aprenderam a acreditar ser a única opção. Não é. Aproveitem o vídeo. E bom final de semana!
  • É um ótimo trabalho, sem dúvida, mas é importante salientar: a perspectiva aí é muito americana e nem tudo se aplica ao Brasil. Em especial, a discussão sobre os Wal-Marts, que é muito diferente aqui e lá.
  • Curiosamente, a Justiça trabalhista daqui é muito mais regulamentada. E não só: entre as nações desenvolvidas, somente os EUA nao possuem saúde publica, sendo todo o sistema monopolizado por 6 grandes seguradoras de saúde.
  • Invariavelmente, quando vejo/leio sobre a cadeia de produção dos produtos, os ensinamentos de meu pai me vem à memória. Como bom comerciante e cidadão consciente (antes mesmo dessa idéia virar moda) sempre achou um desrespeito pelo fabricante, pelas mãos invisíveis que extraem e transformam a matéria prima nos produtos que consumimos - e que, no caso particular de roupas e sapatos, com muitas etapas manuais - vender qualquer produto por menos do que ele vale. Chego a ouvi-lo:"Já pensou se um desses trabalhadores passa em frente à nossa vitrine e vê o trabalho de sua vida, o que o faz viver e ter orgulho por existir, jogado em um balaio, junto de outras coisas que ninguém mais dá valor?"
* dica do blog Sustentável é pouco, do jornalista da revista Veja, Denis Russo Bugierman.

0 comentários:

Postar um comentário