terça-feira, 28 de abril de 2009

Milão, Paris e Miami liquidam

Por conta da recessão, algumas boutiques de Milão começaram a oferecer descontos na coleção de outono em dezembro (detalhe: a coleção de outono a chega às lojas em setembro/outubro/novembro). Os empresários decidiram promover a redução dos preços um mês antes da temporada oficial de liquidações na cidade.
As autoridades reagiram: a Camera della Moda estabeleceu que a coleção primavera (a seguinte - com produtos recebidos em fevereiro/março/abril) só poderá ser liquidada em julho.
Os lojistas levaram um susto! De acordo com Paola Bottelli do Il Sole 24 Ore (um dos mais influentes jornais econômicos de Milão), várias grifes de luxo italianas estariam planejando o início dos "saldi" dia 25 Abril.
O caixa das empresas, portanto, continuará engessado.
  • E a livre iniciativa, você pode argumentar. Deve ser respeitada, em minha opinião.
  • Mas se existe uma legislação que organiza o comércio, respeitemos a legislação, ué?! Uma das coisas mais complicadas que existem no comércio é lidar com lojistas deseperados que liquidam seus produtos ainda no "meio da estação". Tipo, liquidação de verão nos primeiros dias de janeiro, ou liquidação de inverno em junho, após o dia dos namorados... O assunto é polêmico e, certamente, voltará aqui, mas posso adiantar: meu maior sonho é ter uma espécie de Camera della Moda aqui na cidade...
  • Mais: amigos que andaram pelo "primeiro mundo" na semana passada, relatam sinais da crise, notados no comércio de luxo. Um veio de Paris e conta que em várias lojas de grandes grifes, os vendedores lhe disseram que, caso gostasse de alguma mercadoria e preferisse esperar a liquidação, eles reservariam para ele e avisariam. Reservar o produto pra que ele baixe de preço? Acudam, estão com a corda no pescoço!
  • Um casal que chegou de Miami conta que, lá, as liquidações não foram interrompidas. Continuam desde o Black Friday, ou seja desde o fim de novembro - antes do Natal! As novas coleções, compradas antes do estouro da crise, chegaram às prateleiras já em liquidação...
  • E na Semana de Conferência do Varejo, em Londres, a enquete sobre o prazo para a recuperação econômica acontecer resultou assim: 11% dos comerciantes presentes responderam que será no 2º semestre de 2009; 41%, no 1º semestre de 2010; 41%, no 2º semestre de 2010; 7% disseram que será mais tarde.
  • E para você? O comerciante europeu está pessimista ou é realista?
* os dados númericos são do Portal Onne . A nota sobre Milão, do dbstudio. A foto também é de .

0 comentários:

Postar um comentário