A Black Friday (sexta-feira negra) acontece tradicionalmente nas sexta-feiras seguintes ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, feriado religioso comemorado na quarta quinta-feira de novembro, notadamente nos EUA e Candá) e é o dia em que os preços do varejo americano despencam.
Mas nada impede que o varejo faça sua própria Black Friday, completamente fora da data. Sexta passada, 17/04, a Diesel fez uma promo-relâmpago com esse tema e em clima de bom humor nos mostra como fazer uma bem humorada ação de guerrilha.
Foram distribuídas nas ruas "notas falsas" de dinheiro que valiam 30% de desconto em qualquer compra naquele dia. Também foram "deixados" montes de notas em lugares estratégicos - os consumidores, nesse caso, passam a fazer a propaganda da marca pra ela, funcionando como uma equipe de promotores muito mais eficiente. E o melhor: no meio dessa dinheirama falsa, podiam ser encontradas notas douradas (golden notes), que valiam 99% de desconto em compras (com um valor mínimo estipulado) no dia.
No vídeo, a ação na Itália, onde dois atores cômicos- com direito a megafone, casaca e cartola, oferecem o "dinheiro negro" em praça pública.
E abaixo, outro ator, na praça San Babila, em Milão, senta-se atrás de uma escrivaninha com uma pasta cheia de notas de descontos, com um cartaz onde se lê "Sim, concedo empréstimo".
- Mais, no site da Diesel era possível imprimir sua própria nota e correr para a Diesel mais próxima com seus 30% de desconto garantidos. Bacana, não?! Quer dizer, MUITO bacana.
- E o texto que explica o vídeo no youtube já vale como peça publicitária: "Desesperado com a idéia de perder teu ponto de referência, ou na pior das hipóteses, todas as tuas economias? Não te preocupes: a Diesel é a resposta para superar teu humor negro." Uma irônica alternativa para sobreviver à crise - distribuir notas de dinhero ilegais mas que, de certa forma, têm algum valor monetário.
* li no update or die
0 comentários:
Postar um comentário