sábado, 29 de agosto de 2009

Pense global, compre local

Uma bandeira que se torna cada vez mais forte no mundo, mas ainda não sensibiliza os brasileiros, é a campanha para comprar produtos locais.

Nos Estados Unidos vêem-se por todo lugar cartazes com os dizeres buy local, locally grown, locally produced, locally owned – os comerciantes, agricultores e proprietários de empresas fazem questão de anunciar que vivem na comunidade onde trabalham. E muitos consumidores fazem questão de serem fregueses desse pessoal, como uma forma de incentivar o empreendedorismo e não mandar o seu dinheiro para longe de casa.

  • Mas já tem "espertinho" se aproveitando: em San Francisco,
    os produtos locais estão fazendo tanto sucesso que até as grandes redes estão falsamente apelando para o marketing do "local" como uma forma de atrair fregueses.
  • A livraria Barnes & Noble, maior vendedora de livros do mundo, adotou o slogan "toda livraria é local".
  • A rede de supermercados Wal-Mart colocou cartazes com a palavra "local" perto dos legumes e verduras.
  • O HSBC (que a gente sabe, é um banco internacional gigantesco), apelidou-se de "o banco local do mundo".
  • O Conselho Internacional de Shopping Centers começou uma campanha nacional para as pessoas comprarem de negócios locais – isso é, do shoping center do seu bairro.
  • Como o marketing se presta a isso? Vergonhoso!
  • Ora, "comprar local" não significa ir para a loja local de uma grande cadeia – significa gastar em uma pequena empresa cujo dono mora perto de você. Ao fazer isso, garante-se que o dinheiro ficará no seu bairro e toda a comunidade passa a se favorecer desta economia.
  • Nos EUA, calcula-se que 45 a cada 100 dólares gastos em negócios locais ficam na comunidade. Muito mais do que os 13 de cada 100 dólares gastos em lojas de rede.

  • Comprar local também ajuda a fortalecer a classe média – o dinheiro premia pequenos empreendedores, em vez de ir parar nas mãos de executivos engravatados dos infinitos níveis hierárquicos das grandes corporações.
  • Com toda a crise que assola os EUA, cidades com comércio local mais forte estão se saindo melhor do que lugares altamente dependentes de redes e corporações.

  • E o que é mais legal: incentivar o comércio local torna as cidades mais interessantes! San Francisco tem leis rigorosas para desestimular a chegada de grandes redes e seu comércio é absurdamente variado e divertido.
  • Como eu queria que em minha cidade tivesse uma lei como esta de San Francisco...
  • E como seria bom se mais brasileiros percebessem que usar roupas feitas em pólos industriais de seu estado é muito mais sustentável e bacana do que ostentar grifes gringas ou roupa descartável e de mão de obra duvidável, made in... você sabe onde.
  • E você, aprova o compre local ou acha que isso é bobagem? O que importa no comércio é mesmo a lei da melhor qualidade pelo melhor preço?

  • E vai me dizer que não existe uma espécie de "encanto" em fazer compras em feiras locais. Tocar o produto, ver o alimento fresco, trocar experiências com o feirante, negociar preço e pagamento...
  • Adoro uma loja bonita e os avanços tecnológicos do setor, mas nada substitui a magia do "contato."

* do Sustentável é pouco.

3 comentários:

Unknown disse...

Essa história de "compre local" é uma grande manobra midiatica contra produtos produzidos nos países em desenvolvimento! Além disso, há todas as criticas contra os chineses, brasileiros e indianos "maus" que poluem o planeta e destroem suas florestas! Ocorre que por séculos fomos úteis, não é mesmo, fornecendo açúcar, chá, escravos, mão de obra barata... Mudava a época e mudava o interesse... Agora que eles têm cada vez menos para nos oferecer e nós temos tudo para crescer, aparece essa onda de ambientalismo e buy local...

tashee disse...

discover here z4n72n8b85 replica louis vuitton replica bags nancy x7j27u6j50 replica bags wholesale hong kong hermes replica handbags c9c30k5l65 replica bags in uk helpful site p2f02b0n80 replica gucci replica bags

feashason disse...

Click This Link Dolabuy Valentino have a peek at this site best replica bags i loved this luxury replica bags

Postar um comentário