sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O feriado da Independência que eu queria ver

O 7 de setembro já está e ninguem aí pro kiko. Também já enterraram todo nosso ideal patriótico. Mas essa homenagem da Levi's - em forma de comercial e lançada à vésperas do 4 de julho deste ano (o feriado nacional dos EUA) - é de lavar a alma de qualquer um. Um raio de esperança...

  • Go Forth (para a frente, para o alto) é o nome da campanha,
  • que traz um tom otimista em um momento de pessimismo nos Estados Unidos.
  • O vídeo reforça o patriotismo norte-americano através de um trecho do poema “America”, de Walt Whitman.
  • A direção é linda e a fotografia (do premiado Ryan McGinlay) confere ao filme um tom emocional.
  • Já a campanha impressa transmite liberdade com fotos da natureza e palavras de motivação. Frases como "Este país não foi construído por homens de ternos", "Permita ao homem comum ver o divino" e "Trabalharemos por tempos melhores" aparecem em cenários como o céu, o mar e o campo.
  • "impressionante... em termos de comercial é tão ousado... é como se pudéssemos alçar um vôo com a América e a trazê-la de volta ao chão, corajosa e feroz. Uma declaração de amor e uma obra de arte ao mesmo tempo. Uma propaganda rara, na verdade."


*



* O poema de Walt W. na íntegra? Eis: "América. Centre of equal daughters, equal sons/All, all alike endear’d/ grown, ungrown/ young or old/Strong, ample/fair, enduring/capable, rich/Perennial with the Earth/with Freedom/Law and Love/A grand, sane, towering/ seated Mother/Chair’d in the adamant of Time." ** entre aspas, no final, um comnetário do youtube. *** via the inspiration room.

0 comentários:

Postar um comentário