quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pichação chique

No último dia 13 de julho, a loja da Giorgio Armani em Hong Kong amanheceu com uma versão "derretida" do logo da Chanel aplicada em sua fachada. Detalhe: a tinta era guache de criança, que sai lavando…

A piada com as duas grifes foi obra do artista francês Zevs, e a brincadeira fez com que ele fosse parar na delegacia às vésperas da abertura de sua exposição na cidade.

Em cartaz até 30 de setembro em Hong Kong, a mostra "Liquidated Logos" (logos liquidados, em tradução livre) reúne uma série de logomarcas - da Louis Vuitton à Coca Cola, além do símbolo da Chanel- exibidas em telas ou objetos em cerâmica, como se estivessem derretendo.

Zevs reproduz as marcas em suas cores originais, mas usando tintas em excesso. "O logo se dissolve na frente de quem o observa, chamando a atenção e perturbando visualmente essas marcas tão conhecidas e onipresentes. O que eu tento é investigar o poder visual do logo", completou o francês, que só se deixa fotografar com chapéu e uma meia fina escondendo o rosto.
  • Zevs escapou de ter de pagar 600 mil euros à Armani e passar duas semanas na cadeia pelo "atrito entre marcas" que atiçou.
  • E a Chanel? Não vai processar o Zevs por apropriação intelectual ilícita(branding piracy)?
  • A arte de Zevs não te inspira? Sem piração: na próxima temporada de liquidação quão bacana seria ver logos "derretendo-se" (= liquidated logos) nas vitrines e material publicitário das lojas daqui - muito mais inovador do que as (já desgastadas) palavras de ordem: "sale", "off", "promoção", etc et all...

* Zevs, ou Christophe Schwarz, 31, começou a grafitar em Paris na década de 90. Desde a metade dos anos 2000, Zevs deixou de lado as ruas e anúncios publicitários para intervir em logomarcas - nem o Google escapou de ter suas tintas diluídas. Li na Folha.

2 comentários:

Jany Lee disse...

Adorei o conceito. O desfazimento das logomarcas,diante dos nossos olhos...O papel do artista é maravilhoso, tão importante!! Parabéns!!

Unknown disse...

about his l6o45p2w40 replica gucci handbags replica bags turkey replica bags new york look at these guys h2o61q5u61 replica bags from turkey replica bags in gaffar market replica gucci handbags y1d87q7d95 replica bags south africa

Postar um comentário