Cena de "Por amor e por dinheiro" (For Love Or Money, 1993 ), com Michael J. Fox, interpretando não um vendedor, mas o gerente de um hotel de luxo que faz de tudo para agradar os hóspedes.
- Apesar de deplorar o uso da sedução como arma de vendas, devo concordar que ela funciona, sim.
- E que é amplamente utilizada, não só por vendedores, mas por uma grande gama de profissionais, de corretores imóveis a professores (se forem de academia, então, nem se fala).
- Assim mesmo, a cena acima merece um minuto de atenção. Repare na intervenção suave e educada que o ator faz, sem iterromper o contato entre a cliente e a vendedora;
- A concordância com o que afirma a cliente (nada mais desagradável do que vendedor "cheio de opinião" (mesmo que amparadas pela mais comprovada razão);
- A análise precisa do tipo de cliente que está à sua frente;
- O elogio sutil, sem parecer pedante ou interesseiro;
- O bom uso do vocabulário e da argumentação. Clientes não gostam de ser substimados em sua inteligência. Eleve o padrão de suas vendas e seus clientes naturalmente manterão o mesmo nível de negociação.
- A rapidez no fechamento de venda, não deixando espaço para o cliente retrucar.
- Vender requer inteligência, perspicácia e presença de espírito.
- E um bom tanto de savoir-faire. Um pouco de experiência sempre ajuda (adoooro ser atendida por vendedores experientes), mas entender da natureza humana e, principalmente, respeita-la, é que faz a diferença entre o vendedor sedutor e o vendedor que seduz.
- Capito?
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