quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quando o vendedor apela para a sedução

Cena de "Por amor e por dinheiro" (For Love Or Money, 1993 ), com Michael J. Fox, interpretando não um vendedor, mas o gerente de um hotel de luxo que faz de tudo para agradar os hóspedes.

  • Apesar de deplorar o uso da sedução como arma de vendas, devo concordar que ela funciona, sim.
  • E que é amplamente utilizada, não só por vendedores, mas por uma grande gama de profissionais, de corretores imóveis a professores (se forem de academia, então, nem se fala).
  • Assim mesmo, a cena acima merece um minuto de atenção. Repare na intervenção suave e educada que o ator faz, sem iterromper o contato entre a cliente e a vendedora;
  • A concordância com o que afirma a cliente (nada mais desagradável do que vendedor "cheio de opinião" (mesmo que amparadas pela mais comprovada razão);
  • A análise precisa do tipo de cliente que está à sua frente;
  • O elogio sutil, sem parecer pedante ou interesseiro;
  • O bom uso do vocabulário e da argumentação. Clientes não gostam de ser substimados em sua inteligência. Eleve o padrão de suas vendas e seus clientes naturalmente manterão o mesmo nível de negociação.
  • A rapidez no fechamento de venda, não deixando espaço para o cliente retrucar.
  • Vender requer inteligência, perspicácia e presença de espírito.
  • E um bom tanto de savoir-faire. Um pouco de experiência sempre ajuda (adoooro ser atendida por vendedores experientes), mas entender da natureza humana e, principalmente, respeita-la, é que faz a diferença entre o vendedor sedutor e o vendedor que seduz.
  • Capito?

0 comentários:

Postar um comentário