quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Lavado no chuveiro
Cada uma!
É Adriane, aqui a gente te conhece - cada vez mais!
Daí que fui checar a notícia (é verdadeira, sim!) que saiu em vários lugares na web e pimba! Descobri que tem mais "gente ilustre" que faz isso. Copiei o textinho abaixo, assim como foi escrito em um blog: "
O Piquet também faz isso! Não é só ela não! O Nelson Piquet (o pai), também já revelou que faz isso, desde que sofreu um acidente na fórmula Indy e foi submetido a uma delicada cirurgia em que quase perdeu o pé, ele acabou ficando com um pé menor do que o outro." Pronto! Fiquei sem palavras... Servem essas? ¨*?¨&*#!!!* li no blog Salto Agulha, da jornalista do O Dia, Cláudia Cecília.
O trauma do provador
FETICHE Débora e sua coleção de cerca de 100 pares: paixão por calçados!
O sapato é item de necessidade básica também para a atriz e locutora Débora Campos Salles. “Se tenho algum dinheiro para gastar, compro calçado”, assume a feliz proprietária de cerca de 100 pares, que se recusa a comprar roupas quando está acima do peso. “Só entro num provador quando estou em forma”, comenta a atriz, agora na fase dos modelos de verniz e bico arredondado. Débora acaba de voltar da Itália, onde procurou, durante 20 dias e obstinadamente, o par de botas perfeito. Só o encontrou horas antes de voltar ao Brasil. “Tive de abrir as malas em cima da hora, elas não cabiam de jeito nenhum, foi um desespero.” Mas valeu a pena, garante. O professor de psicologia aplicada ao consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Mário René, diz que a obsessão feminina por sapatos é um fenômeno recente, fruto da era de consumo atual, que acelera e estimula toda compra de bens. Mas lembra que eles são objeto de luxo e desejo há muito tempo. “No século XVII, por exemplo, um dos indicadores de nobreza era o formato dos pés, que tinha de ser pequeno e delicado”, lembra. “Vide o conto da Cinderela: a moça só podia se casar com o príncipe se seus pés entrassem no minúsculo modelo de cristal.” Distante das tradições seculares, a professora Sandra Harabagi, do Laboratório de Criação e Estilo da Universidade Anhembi Morumbi, aprecia o design. “Se gosto muito de um par, uso até certo ponto, para não estragar, e guardo na minha coleção”, conta. Sandra também abre mão de qualquer peça de vestimenta por um bom exemplar para seus pés. “É muito mais fácil um calçado cair bem do que uma roupa”, conclui.
* matéria publicada na revista Isto É, em 05/04/08.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Frase
Uma Thurman - compulsiva por roupas
Varejo para pés grandes
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Frase
Bolsa de baciada!
"Sim! Nós estamos desesperados"
Frase
Vender sem publicidade? A Zara consegue
Consultor de moda ou balconista?
"Olhando? Temos vários modelos na vitrine... ali fora"
Aula de varejo com a ZARA
Frase
- Sabia que esse cara da foto faz parte da "tribo dos gutchos", uma turma que gosta mais de dinheiro do que de gente? Quer saber como identificá-los e evitar a desagradável experiência de cruzar com um? No blog da Sarah tem tudo sobre os gutchos e você ainda ganha um montão de risadas de brinde!
Inovar para vender mais
Estratégia certeira: espaço reservado para a criançada colorir e brincar.
Para o diretor de marketing da Oxxigênio - Marketing de Varejo - Sérgio Santos (Curitiba/ PR), as lojas, em geral, possuem uma infinidade de variáveis que, com dedicação, permitem que a criatividade ocorra naturalmente reduzindo custos e/ou ampliando vendas e margem de lucros. “Estas variáveis estão em aspectos como na disposição dos produtos; uniforme dos vendedores; na forma de atendimento (como nos restaurantes que promovem curtas peças de teatro com os garçons); na fachada da loja, bem como em toda sua comunicação visual; no aroma; no som ambiente; no clima de alegria; na pós-venda e muitos outros”, cita. Para Ricardo Jordão Magalhães, o defeito do comércio está ligado a falta de criatividade. “O varejo que não é criativo sobrevive na base do preço baixo. Mas o tempo está acabando, o cliente está cada dia mais exigente”, comenta. Atitudes simples como a de utilizar o telefone e e-mail como forma de fidelização de clientes podem fazer com que a loja se destaque em meio as demais do ramo. “É super difícil você encontrar um único vendedor no varejo que tenha a atitude de ligar para os clientes, que já compraram dele no passado para oferecer alguma coisa”, completa o consultor. * texto extraído do site Exclusivo.
Roupa para vender nas Casas Bahia?
Coming soon
Marc Jacobs, São Paulo
As araras e prateleiras estão recheadas de vestidos fluidos, de cores e estampas discretas e elegantes. E claro, muitas bolsas, que são o carro chefe da marca no Brasil.
A Marc Jacobs paulistana fica na Haddock Lobo com a Sarandi (Rua Haddock Lobo, 1594).
* fotos extraídas do Petiscos e Wish Report
domingo, 25 de janeiro de 2009
Os sapatos verdes de Michelle O.
Cores Unidas da América!
Já as meninas Malia e Sasha, destacaram-se pelo uso de cores fortes e alegres (mais dinamismo, jovialidade e alegria): a primeira em azul, cor do partido republicano do pai e a segunda em uma feliz combinação de rosa, vermelho e laranja. Integração, harmonia e respeito à diversidade parecem ser mesmo as palavras chaves do governo Obama! O vestido do baile de gala da posse mostra que ela gosta mesmo de mandar recados pelas roupas. O vestido é de um jovem estilista, de 26 anos, Jason Wu, que nasceu em Taiwan. É como se Michelle valorizasse a juventude - que elegeu Obama - e a diversidade cultural do país. Mesmo com todas as críticas à escolha deste último vestido - por ser excessivamente jovial, algo como uma noiva com saudades de seu baile de debutantes – ainda assim continuo aprovando o modelo.
Primeiro pela cor – mais uma mensagem sobre as intenções do casal Obama: branco é a junção de todas as cores e representa o que o mundo espera dos Estados Unidos: paz! Segundo pelo fato de ela ter pisado na barra da saia e tropeçado algumas vezes durante a dança: Michelle pode ocupar o lugar de maior poder no mundo de hoje, mas continua se parecendo como o restante de nós.
* não pensem que deixei os sapatos verdes... No próximo post, um texto inteirinho dedicado aos acessórios de Michelle Obama!
sábado, 24 de janeiro de 2009
Consumo não é palavrão!
Havaianas inaugura loja de 10 milhões de reais na Oscar Freire
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Justamente o que o mundo mais precisa...
... mais um blog sobre moda!
Foi um longo processo até eu acreditar que teria alguma informação a acrescentar sobre este assunto - e que minha opinião pudesse ser de interesse de alguém.
Tenho a meu favor uma vasta experiência - cresci dentro de loja. Em 2010 serão 20 anos de trabalho formal no comércio. Ajudo a administrar quase uma dezena de lojas - em ruas, em shopping, na web. Conheço todas as funções de um comércio e escolhi me especializar em compras. Mas não resisto e, vez ou outra, estou no front: vender é uma aventura!
Escrever sobre este universo, portanto, acabou sendo o caminho mais natural encontrado para compartilhar minhas experiências, opiniões e também minhas angústias sobre o mercado de moda.
O universo dos blogs é vasto, mas generoso. Aproveito para agradecer às meninas do Oficina de Estilo, Fernanda Resende e Cris Gabrielli, por me estimularem a escrever em um espaço só meu. À Ana Clara Garmendia, do Moda Paris, por mostrar o valor inestimável de uma boa imagem e das frases enxutas, mas carregadas de opinião. E à Scott Schuman, do The Sartorialist, que lançou o start deste blog ao explicar, em entrevista à Alexandra Farah, os princípios básicos que fazem um blog ser bom e que valha a pena ser lido. São vocês que, diariamente, vêm me ensinando a blogar, apesar de a aluna não ter talento excepcional para tal. Mas generosos que são, ensinam tanto mais e além que tornam o aprendizado uma jornada de descobertas...
Em especial, agradeço ao meu marido Ray, autor de muitas fotos que veremos aqui e meu personal geek - consultor para assuntos tecnológicos e sabe-tudo de informática.
Dedico este blog à minha família - meus pais, meu irmão e minha irmã -que com talentos tão diferentes e complementares, só poderiam resultar na fabulosa equipe de comerciantes que somos - negociantes que descobrimos com muito trabalho que, paixão e respeito às diferenças é que são a verdadeira alma do negócio.
Sejam todos bem vindos! Torço que para que se tornem fregueses!
* a foto acima faz parte de uma campanha para desmoralizar os blogs e seus autores, criada em 2007 pelo Jornal O Estado de São Paulo. Como os blogs e o Estadão continuam firmes, apesar de todas as vicissitudes, acredito ter encontrado a imagem perfeita para ilustrar meu primeiro post!