Vitrine da loja no Morumbi Shopping, São Paulo
Provavelmente, um dos grandes trunfos da ZARA, nome fantasia do conglomerado de varejo espanhol Inditex, tenha sido tornar-se famosa sem ter que recorrer à publicidade. A ZARA não faz anúncios.
Todo seu marketing está nas próprias lojas. Por isso, sempre se instala nos melhores lugares, situados estrategicamente nas ruas ou centros mais comerciais como a Regent Street em Londres, Rue Rivoli em Paris, Fifth Avenue em Nova York e Avenida das Américas no Rio de Janeiro.
Os clientes da ZARA visitam as vitrines e prateleiras dezessete vezes ao ano em média, em contraste às quatro visitas feitas à concorrência. É por isso que suas vitrines, renovadas a cada duas semanas, são grandes e chamativas, mostrando as mercadorias como se fossem estrelas.
Tudo é estudado, nos mínimos detalhes. A decoração da loja, as vitrines, os funcionários. Nada é deixado ao acaso.
Apesar disso, em ocasiões concretas foram feitas campanhas publicitárias. Para ingressar no mercado italiano a ZARA fez publicidade. Mas logo se viu que ela não teria feito falta alguma. A ZARA acredita que os consumidores, especialmente as mulheres, são fiéis apenas às marcas de luxo mas não às medianas. Por isso, que sentido faz investir na marca? É melhor investir no negócio.
* texto extraído do Mundo das Marcas. Fotos: Chic e Mundo das Marcas.
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