Não foi por acaso que em 1938 a Casa Eurico, tradicional loja de calçados de São Paulo, se diferenciou das demais ao trabalhar apenas com modelos específicos para o público com pés grandes.
Fundada pelo casal alemão Erich e Leonie Rosenthal, no bairro de Moema, onde existe uma unidade até hoje. Para atender a vizinhança, a maioria estrangeiros, mantinha no estoque calçados de números maiores que a média brasileira. Vendo um forte potencial de vendas nesse mercado, a partir dos anos 70, a decisão de trabalhar apenas com o nicho foi tomada.
Atualmente, a cada temporada, são oferecidos cerca de 300 modelos para as mulheres, com numeração entre 40 ao 43, e 180 para os homens com numeração que vai do 44 ao 48. Ainda são oferecidos meias e cintos, também em tamanhos especiais para este público.
Segundo levantamento feito em 2001 pelo Departamento de Traumatologia da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (USP), há 20 anos o brasileiro calçava entre 38 e 40, atualmente a média varia entre 40 e 42. “Os sapatos femininos que mais vendiam estavam entre os números 40 e 41 e passaram para 41 e 42. Entre os masculinos, mudou do 45 e 46 para o 46 e 47. Além dos adolescentes, que nos últimos dez anos têm consumido mais pares de tamanhos grandes”, comprova Claudia Rosenthal, proprietária da loja.
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