sábado, 24 de janeiro de 2009

Consumo não é palavrão!

O consumidor brasileiro está aprendendo a se proteger dos dissabores provocados por dívidas impagáveis.
Segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), 60% dos consultados usaram o 13º salário para pagar dívidas.
Louvamos tal atitude, porque os juros do cartão de crédito, do cheque especial e até de outras formas de empréstimo são impagáveis.
Mas, talvez na contramão do que sugerem economistas e outros especialistas, permitam-me concordar, em parte, com o presidente Lula. Não podemos simplesmente, por medo, renunciar totalmente ao consumo. Se todos fizermos isso, ele tem razão, haverá queda de vendas no comércio, que comprará menos da indústria. Que utilizará menos matérias-primas. E todos, inclusive a área de serviços, reduzirão empregos e achatarão salários.
Isso não significa que você, caro leitor ou leitora, deva sair correndo para torrar suas economias. Jamais sugeriria isso. Se você estiver muito endividado, renegocie os débitos e pague o máximo que puder.
Eu me dirijo àqueles que estão empregados, têm bons salários e, por felicidade, não têm o desemprego como ameaça premente: façam pesquisa de preços, comparem ofertas e condições das lojas e comprem racionalmente, mas consumam.
O que não podemos é inflar artificialmente a crise econômica, por medo do futuro. O ano de 2009 será péssimo se o consumo cair em alta velocidade. Não há mágica: em uma sociedade capitalista, só se produz (e, conseqüentemente, se investe, contrata, paga impostos) se houver demanda.
Pode parecer estranho uma profissional da defesa do consumidor argumentar em favor do consumo. Escrevo isso sem peso na consciência, pois também propugno que as empresas adiem, ao máximo, demissões. E que segurem, também pelo maior prazo possível, o repasse do aumento de custos decorrente da valorização do dólar frente ao real.
Nos momentos de crise, o pânico e as ações intempestivas costumam trazer muito mais sofrimento do que o necessário.
Os governos dos países ricos e dos emergentes, como o Brasil, mal ou bem, tentam, nos últimos meses, atacar os focos de recessão econômica. Sem entrar no mérito de suas culpas pregressas pelo caos que se avizinha, cabe a nós colocar os pés no chão, e não intensificar a queda na atividade econômica.
É o que podemos fazer: gastar bem, com parcimônia e bom senso, a renda de que dispomos para o consumo. Reduzir o endividamento, trocar uma viagem ao exterior por um passeio nas praias do Nordeste. Comprar produtos fabricados no Brasil, que geram empregos aqui. Boicotar empresas que abusam dos preços, dos juros e das demissões de seus colaboradores.
Pensem bem nisso.
* Maria Inês Dolci escreve na Folha de São Paulo sobre Defesa do Consumidor

0 comentários:

Postar um comentário