domingo, 25 de janeiro de 2009

Cores Unidas da América!

Não há como negar: o casal Obama é fashion! Na cerimônia de posse, no último dia 20 de janeiro, o mundo inteiro parou para prestar atenção na família Obama. E claro, no que eles estavam vestindo. Michelle foi de vestido e sobretudo do mesmo tecido, um brocado com fios metalizados, em tom de amarelo da estilista Isabel Toledo, de ascendência cubana. Entre o vestido e o casaco, podíamos perceber a presença de uma pashmina no mesmo tom do conjunto, sabiamente costurada no forro do casaco, sem atrapalhar os movimentos da primeira dama. O colar de pedras, de Tom Binns (o mago das bijoux), estava rente ao pescoço, como um detalhe da gola. Barack Obama estava de terno escuro, sobretudo e gravata vermelha – condizente com sua personalidade dinâmica e de grande líder que é. Os sapatos pretos clássicos, de amarrar e solado grosso (de borracha? seria uma quebra no protocolo que pede solado em couro para ocasiões formais como esta, mas um apelo ao conforto e à funcionalidade, afinal, solas de couro são fatais no inverno do hemisfério norte).

Já as meninas Malia e Sasha, destacaram-se pelo uso de cores fortes e alegres (mais dinamismo, jovialidade e alegria): a primeira em azul, cor do partido republicano do pai e a segunda em uma feliz combinação de rosa, vermelho e laranja. Integração, harmonia e respeito à diversidade parecem ser mesmo as palavras chaves do governo Obama! O vestido do baile de gala da posse mostra que ela gosta mesmo de mandar recados pelas roupas. O vestido é de um jovem estilista, de 26 anos, Jason Wu, que nasceu em Taiwan. É como se Michelle valorizasse a juventude - que elegeu Obama - e a diversidade cultural do país. Mesmo com todas as críticas à escolha deste último vestido - por ser excessivamente jovial, algo como uma noiva com saudades de seu baile de debutantes – ainda assim continuo aprovando o modelo.

Primeiro pela cor – mais uma mensagem sobre as intenções do casal Obama: branco é a junção de todas as cores e representa o que o mundo espera dos Estados Unidos: paz! Segundo pelo fato de ela ter pisado na barra da saia e tropeçado algumas vezes durante a dança: Michelle pode ocupar o lugar de maior poder no mundo de hoje, mas continua se parecendo como o restante de nós.

* não pensem que deixei os sapatos verdes... No próximo post, um texto inteirinho dedicado aos acessórios de Michelle Obama!

0 comentários:

Postar um comentário