terça-feira, 23 de junho de 2009

Já sabe qual vai ser o jeans do verão?

Não, não estou falando dos boyfriend, saruel ou cenoura. Meu assunto aqui é consumo. E a calça que vai vender nas lojas na próxima estação é a nossa velha conhecida skinny. Onde ainda é inverno (do lado de baixo do Equador), a skinny tem sido vista acompanhada de jaquetinhas hussardos (tipo as das paquitas, capice?), paletós mais longos, com os ombros marcados. O efeito é de segunda pele. Meias praticamente.

E no verão? Continua tudo particamente assim. Veremos os skinnies com camisetonas largas e fininhas (algumas até transparentes, em malha desgastada, que está sendo chamada de "podrinha"). E também com blusinhas de algodão com o shape de batinhas, que no entra e sai das estações, continua reinando na preferência das brasileiras. Ou com regatonas, mais longas e com cavas pronunciadas - que é para mostrar o sutiã e o que mais quiserem deixar à mostra. E estas regatas virão tanto em malha, com efeito mais casual - quanto em seda, organza, tule transparente, ou bordadas com muitas pedras ou paetês foscos ou brilhantes - com intenção de sofisticar. A novidade mesmo serão as LAVAGENS das skinnies:

  • Claras, passando pelo cinza e chegando ao branco;

Kate Moss e Vicky Beckam, ditando moda

  • Desgastadas e rasgadas (efeito destroyed ou ripped);

As Heidis - Montag e Klum - jeans ripado ou rasgado. E a bossa da barra dobradinha também tá valendo...

  • Manchadas (como as desfiladas por Balmain)
Na passarela e nas ruas, jeans muito claros, manchados, destruídos + jaqueta "paquita" (tudo Balmain)

No quesito MODELAGEM, atente para:

  • Cós baixo (moderadamente baixo, não o extra baixo);
  • Bolsos da trás maiores e costurados mais para baixo;
  • Costuras laterais (da cintura ao tornozelo) simétricas. Ou seja, dividem a parte da frente a de trás do corpo em partes iguais. "O objetivo é evitar o look "popozuda", diz Cristiane Ruiz, da Calvin Klein.

Mas, e como vender (e escolher) o jeans-meia certo? "Há skinnies e skinnies", como explica Tito Bessa, da TNG, em entrevista para a Folha de São Paulo, mais confundindo do que esclarecendo. "O segredo está na modelagem e no elastano (= lycra).

Na categoria skinnies "moça de família" (os recomendáveis), a dose de elastano misturada ao algodão não ultrapassa a linha do que é considerado bom gosto. Ou seja, nada da aparência de "embalada à vácuo".

Adriana Bozon, da Ellus, com look total jeans branco, antes do desfile verão 2009/10

A fabricante Ellus, por exemplo, controla o efeito elástico. Segundo Adriana Bozon, estilista da marca "as skinnys têm um percentual pequeno de power lycra (responsável pelo efeito knorr - conhece? - onde qualquer "galinha velha" acaba por dar um "bom caldo").

  • Já a Calvin Klein delimita a oferta de skinnys até o tamanho 42 para evitar que as fora-de-forma tentem entrar numa superskinny.

Em oposição, as skinnies a la Gang têm o espírito calça de ginástica. A dose de elastano é extra, extra, extra. Os bolsos, menores, são costurados mais para perto do cós (aumentam a derrière). E as costuras laterais são jogadas mais para a frente do corpo. Tudo para que o bumbum fique mais parecido com o de Jennifer Lopez (ou Juliana Paes, ou Beyonce ou Mulher Melancia).

Mulher Melancia (e Melão) no aeroporto Galeão, com os "confortáveis" jeans Gang

Ou, como descreve o material de marketing da Gang (marca carioca de Alcyr Amorim) "faz qualquer traseiro parecer grande e mais redondo".

Captou? Redondo e bem grande...

* quem deu as dicas das diferenças entre skinnies foi a editora de moda Simone Esmanhoto, no seu C'est Sissi Bon. A maioria das imagens é do Denimology. A do trio "força no elastano", foi tirada por Marcelle, no centro de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário