sexta-feira, 26 de junho de 2009

Maratona Fashion - Les Soldes à Paris

Começou na semana passada a mais disputada maratona fashion de Paris.... Não, não estou falando de alguma fashion week. Falo da "corrida" aos soldes (saldos)!

É preciso preparo físico para enfrentar esta "competição". Lojas que, nos últimos meses estavam calmas e com vendas morosas, sentiram-se como em época de Natal (natais anteriores a 2008, que fique bem claro!).

O Soldes é um assunto tão sério para os franceses (afinal, são YSL, Hermés, Chanel, Balmain, valentino, Rykiel - tudo! - com até 80% de descontos) que ninguém perde tempo: dias antes do início das promoções as lojas são vasculhadas, roupas experimentadas e listas de compras são escritas com requintes de detalhes, com até mesmo a referência do ítem desejado.

E não só, o Soldes faz parte de uma estratégia bem planejada do governo francês, regida por leis severas e com critérios preestabelecidos. (Eu morro de inveja... vê só:)
  1. Datas fixas (decreto artigo L. 310-7) e duração somente de 5 semanas
  2. A publicidade sobre soldes só é permitida durante as semanas de promoção (e uma semana antes)
  3. Os preços antigos devem constar, junto ao valor de redução de -30%,- 40%, -50%, -70% e assim por diante.
  4. Os soldes são divididos em "demarcas": a primeira, com duração de 2/3 semanas; logo entra a segunda demarca, onde os preços baixam ainda mais e finalmente a última, onde as peças podem ter até 90% de redução! Para quem tem sorte e consegue a peça de sonhos na última demarca, é como fazer um gol de decisão na copa do mundo... Conheço quem tenha comprado vestidos Valentino a 100 euros!
  5. Peças fora de soldes devem ser sinalizadas como "nova coleção" e só se deram entrada no estoque da loja uma semana antes do soldes oficiais.
  6. A palavra SOLDES só tem autorização de uso nos casos acima.
  7. Promoções podem ser feitas fora do calendário oficial, mas passam por regras bem restritas. Não se pode decidir baixar o preço por conta própria.
  8. O controle é feito semanalmente e as multas são altíssimas para quem tenta dar um "jeitinho"...

  • Vai daí que se entende porque que as francesas são tão magras (as danadas!): é preciso estar em plena forma para os Soldes!
  • Interessou? Os soldes de inverno começaram em 24 de junho e vão até 28 de julho...
  • Já eu... como escrevi antes (e falo sempre que deixam) não quero morrer sem antes ver, aqui, no comércio de minha cidade, semanas de liquidação como as européias, organizadas, preestabelecidas e regidas por legislação.
  • Mas, uma andorinha só não faz o verão... Quem está comigo?

* dados do Mundo do Marketing. A primeira foto é da campanha da Prefeitura de Paris. A segunda, da Galeries Lafaytte, tirada no metrô. A última é da ilustradora parisiense, Soledade Bravi, que desenhou, entre "milles autres choses", as lindas caixas do chocolate Pierre Herme.

1 comentários:

Postar um comentário