domingo, 14 de junho de 2009

Apoio declarado

Mesmo sofrendo represálias e sendo um tema que ainda suscita muita polêmica (ou exatamente por este motivo), muitos fabricantes e lojistas de moda ao redor do mundo mostram-se simpáticos ao universo GLBT.

Alguns de forma sutil

Vitrine Ralph Lauren, Nova Iorque (2008)

ou escancaradamente

Campanha da italiana RA-RE, clicada por Oliviero Toscani

Na sua logomarca

Loja 2 Meninos (São Paulo), especializada neste nicho de mercado

Em apoio ao direito de constituírem família

porta de elevador da Loja Ikea, (Massachusets, EUA);

e em mais uma foto de Toscani para a italiana Ra-RE

Na vitrine

da pequena loja de Marc Jacobs no Soho, NY, 2008 - onde o modelo é o próprio Jacobs.

e na enorme Macy's da Herald Square (New York, 2007)

No catálogo

da grife carioca Alex Mallet

E no desfile

de Walério Araújo (divertido e transgressor, acima na foto), para a Casa de Criadores, (São Paulo, 2009)

  • Lembrando que, Oliviero Toscani é o autor das famosas (e polêmicas) campanhas da Benetton, dos anos 90. Como esta, de 1993, que mostra um homem agonizando de aids, ao lado da família e com a mão de outro homem oferecendo-lhe conforto.

3 comentários:

Igor Fraga disse...

Muito bem postado. além de que no mundo moderno é de bom tom saber lidar com as diferencas, é bem ratificado pela estatistica e pesquisa de mercado que os GLBTs ocupam uma fatia de mercado qualificada e que consome bastante, sobretudo viagens, vestuario e itens de luxo. Daí o interesse crescente, o que gera civilidade acima de tudo. Interessante a coincidencia sobre a Benetton, li sobre isso hoje no livro de Bob Wolfenson.

Luciene Vieira disse...

E tem a informação, que deixei de fora, que as vitrines da Macy's foram repudiadas e duraram 1 só dia! Assim como foram vetadas as fotos da RA-RE e de muitas outras feitas pelo Oliviero, inclusive esta última, do moribundo com HIV - que, na verdade NÃO É DE AUTORIA do OT! O jovem retratado era David Kirby e a foto é de Theresa Frare, tirada em um hospital de Ohio, em 1990. A imagem (em p&B) chegou a vencer o World Press Photo Award de 1991. Foi depois desta premiação que Toscani comprou os direitos da foto e a chamou de "Pietá"(em alusão à obra de Michelangelo, exposta na Capela Sistina). (Luciene)

Anônimo disse...

sou etero mas acho que todos somos iguais e temos que ter o mesmo espaço na sociedade.

Postar um comentário