domingo, 7 de junho de 2009

Luxo intelectual

Esta semana, estimulada pelos comentários do leitor Igor Fraga, dediquei mais atenção às fotografias de moda. E não é que a Louis Vuitton apareceu com um presente como este:

A mais nova foto da campanha que a Louis Vuitton faz com o tema Journeys (Viagens) traz Sally Ride (primeira mulher a embarcar em viagem ao espaço), Buzz Aldrin (segundo homem a pisar na lua) e Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13.

Marcando o aniversário de 40 anos da missão da Apollo 11 na Lua - em 20 de julho - a Louis Vuitton anuncia o lançamento de projeto chamado Journey Beyond. Com o slogan "algumas viagens podem mudar a humanidade para sempre", a Louis Vuitton anuncia o lançamento do projeto no dia 2 de julho, através do site louisvuittonjourneys.com. A direção de fotografia é de ninguém menos que Annie Leibovitz. Lembrando que, Journey já é a assinatura que a marca vem utilizando nas suas últimas campanhas institucionais.

  • A campanha Valores Essenciais - Journeys faz uma re-interpretação do conceito de viajar, vista aqui como uma jornada pessoal e um processo de auto-descobrimento. A marca fotografou e filmou personalidades fascinantes de fama mundial em que cada uma demonstrasse instantes de suas vidas associadas a viagens, com momentos que evoquem sentimentos.

  • O próprio Louis Vuitton, fundador da marca, que nasceu na cidade de Jura, França, começou sua trajetória aos 14 anos, quando decidiu mudar-se para Paris e empreitou a viagem sozinho e a pé (400 quilômetros!), parando apenas para realizar pequenos trabalhos e receber o suficiente para sua subsistência.
  • Ou seja, as origens da marca estão em completa sintonia com a campanha. Bingo!
  • Outra curiosidade: a Louis Vuitton passou 154 anos anunciando somente em mídia impressa. Foi em 2008 que decidiu lançar seu primeiro vídeo para TV. E que estréia! Com o título Where will life take you (Para onde a vida te leva?) o diretor francês Bruno Aveillan mixou imagens de todo mundo, com fotografia e iluminação perfeitas. A trilha é do argentino Gustavo Santaolla. Um vídeo delicado, sensível e com uma mensagem poderosa: The journey is life itself. Sublime! Recebeu o Gold Clio Award 2008 e o Gold London International Award 2008, merecidamente.

  • Às vezes o mundo nos passa cada "pernada", não é mesmo? Eu me surpreendo por encontrar não só beleza e supeficialidade em locais marcados para tal, como em uma foto de moda (a dos astronautas é pura poesia para mim), ou neste comercial da Louis Vuitton...

* Para ver a versão integral do anúncio da Louis Vuitton, com 2 minutos e meio de duração, clique aqui. Com o perdão do trocadilho tosco, uma verdadeira viagem... Para saber mais sobre a Louis Vuitton, vá até aqui.

2 comentários:

Igor Fraga disse...

Ahhh! as fotos tinham que ser de Annie Leibovitz,ah se tinham, essa fotografa celebrada pelo meio e que o transcende, sempre consegue impor algo de autoral em trabalhos com viés comercial. Valeu a citação, e fica uma nova indicação. Não tem notado como as roupas infantis estao deixando de ser infantis e inocentes e virando cada vez mais miniaturas de looks adultos? Roupas de meninas com looks ousados e com toques sensuais como botas, meias, etc, sem falar de cores que fogem a um padrão mais clean, como marrom, roxo, preto. Se levarmos em conta a psicologia das cores, não deve ser lá uma boa. Veja se confere isso que eu falei, como referencia as marcas Lilica Ripilica e Tigor T Tigre, cada vez mais adultas em um produto infantil. abraço

Luciene Vieira disse...

Ahhh, Igor, agora é minha vez de exclamar. Esse assunto da "erotização precoce" das nossas crianças é assunto que rende... Só para te situar, dizem que começou com os programas da Xuxa, os primeiros, nos anos 80. E passa pela necessidade que toda criança tem de se "identificar" com os pais, com as brincadeiras de vestir o paletó do pai ou calçar os sapatos da mãe, por exemplo. Prometo que comento o assunto, começando por esta provocação: não é uma ironia dos nossos tempos que os adultos queiram se vestir como crianças e as crianças só se percebem aceitas quanto mais se parecem com adultos? Até! (Luciene)

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