A gente sabe o quanto a aparência pessoal do vendedor é importante e contribui para a construção do argumento de venda. Afinal, se o vendedor é desleixado consigo mesmo, como quer que o cliente acredite que vai dar atenção de qualidade a ele?
Mas, e quando existe cuidado excessivo com a aparência? Segundo os autores do livro "Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal", excesso de vaidade denota superioridade, arrogância, além de um criticismo (hábito de criticar o outro) exagerado - ou seja, tudo o que um vendedor NÃO deve ser/ter.
Para evitar este comportamento, dá para aprender com bons exemplos ou com os maus...
Desde que as personal stylists, Fernanda Resende e Cris Gabrieli, do onipresente Oficina de Estilo, foram contratadas pelo Shopping Cidade Jardim, temos vistos uma série de posts com dicas das vendedoras de lá, fotos de vitrines e vídeos onde as lojas são apresentadas. Elas têm até um canal no Youtube com todos os vídeos! - um prato cheio para o blog!
No vídeo abaixo, pediram à Cecília, gerente da Ellus and Guests, aberta no final de julho para fazer uma visita guiada pela loja, apresentar o conceito da loja e mostrar alguns dos produtos lá vendidos... e... her... eu não vou escrever mais nada. Vejam vocês e tirem suas próprias conclusões:
- Tudo bem que ela é a brasileira misteriosa que o Scott Shumann fotografou para blog The Sartorialist quando veio ao Brasil - a única! mas gente, é só uma foto - e ele nem pediu o nome dela!
- Prometi não escrever mais nada, mas não consigo... reparem no gestual da moça, na forma que ela encara a câmera quando diz a frase do título do post, fechando as mãos sobre o próprio peito... aff!
- Ou quando ela força tanto o acento da palavra inlesa "cult" (culto, cultuado ) que soa "quilt" (colcha, acolchoado)
- E posso assegurar, clientes simplesmente detestam vendedores deste tipo. Não importa se seu rostinho é uma delícia de olhar, ou se seu cabelo faça Gisele Bündchen se morder de inveja...
"Quanto ao atendimento, realmente acho que essa coisa de vestir as meninas com o estilo da marca e fazê-las se acharem mais importantes do que as clientes é um grande erro."
"No varejo quem tem que brilhar é a cliente."
"Acho realmente um tiro no pé colocar vendedoras bestinhas que se acham."
"O comércio apresenta tantas opções de compra, que, sinceramente, não tenho que me submeter a isso."
*de tempos em tempos minha língua passa pelo afiador. Tenho deixado ela bem quietinha dentro de casa, trancada mesmo. Mas hoje foi irressistível. Então, desculpa aí o constrangimento e tudo o mais (afinal, não é pessoal, MESMO!) - mas cuidado com as beiradas, que a língua tá cortando até água... As frases em negrito do final não são de minha autoria, são da leitora Luciana Pinheiro, de BH, e foram retiradas dos comentários deste post aqui.
3 comentários:
Lú, mas essa querida é mesmo SUPER tudo! hehe Tenho a impressão que ela fez um curso rápido de inglês. decorou meia dúzia de palavras SUPER usadas e tá se sentindo SUPER bacana! Ela definitivamente se acha SUPER mais importante que sua cliente. Na verdade, eu não entendi pq ela trabalha. Ela parece tão SUPER importante que nem deve precisar desse tipo de coisa... vai saber...
Oi Lu, adorei o post.
Afhr....detesto vendedoras assim...
Não tenho paciência para tanta "fescurite".
Tbém gostei do comentário da Paula...
Bjcas miga.
Oi Paula e Jane, obrigada pela visita e comentários. O comentário da Paula é tão bom que merece aspas e ir lá pra cima...
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