Um assunto que acendeu meu botão de interessância na semana passada foi o início de mais um programa de moda na TV brasileira, o Temporada de Moda Capricho (na Boomerang, dia 9/09, às 21h e todas as quartas, no mesmo horário).
O programa
é uma mistura de documentário e reality show que vai selecionar um novo estagiário de produção de moda para a Revista Capricho (da Editora Abril)entre 20 estudantes de moda. Apresentado pela editora criativa da revista, Adriana Yoshida, gira em torno do mundo dos editoriais de moda e acompanhará o drama dos participantes enquanto eles vão sendo eliminados do programa. O vencedor, além de produzir um ensaio com uma celebridade para a capa da revista, ganhará um estágio de seis meses na revista.Ainda não assisti a nenhum épisódio (sou das raras pessoas que não suportam o formato reality show) mas quero muito confirmar o que eu já pude ver na página do programa: o cenário é incrível!
As araras onde estão penduradas as roupas utilizadas nas produções são orgânicas, curvas, formam espirais. A prateleira de calçados foi pintada em um lindo tom de azul vibrante. Os pufes em jacquard amarelo estão perfeitos no ambiente, assim como as cadeiras e poltronas antiguinhas forradas com tecidos listrados, floridos, indianos... Paredes foram degastadas até exporem os tijolos e as vigas ficaram com mesmo com o revestimento de concreto bruto.
Parece uma loja, diga-se, uma loja bem descolada, de perfil jovem e moderno. E eles sabem que produziram uma mina de ideias, pois disponibilizaram no site um recurso de visualização 360 graus. Adorei! Boa fonte de inspiração...
- É impressionante a quantidade de programas de moda que surgiram nos últimos tempos na televisão brasileira, ou melhor no último ano, tanto nos canais abertos como nos fechados.
- Ainda ontem éramos um país sem nenhuma vocação para moda - o que ficava bem claro pela forma que a TV tratava o assunto (antes só tinha o GNT Fashion e um quadro no Jornal Hoje de sábado).
- Mas agora... a Moda é a moda da vez! E todos os canais enfiaram a colher no pote de mel: são quadros com dicas de estilo, programas que prometem através da moda e beleza rejuvenescer a pessoa ou os famosos programas de estilo antes e depois que a pessoa é abençoada por personal stylists e se transforma a olhos vistos pras câmeras.
- Podemos finalmente comemorar que as informações de moda estão sendo democratizadas pela televisão e que um maior número de pessoas começa a entender sobre o ato (e arte) de se vestir, como criar uma imagem, tomar consciência do seu corpo e de sua individualidade.
- E a vontade do público brasileiro de obter essa informação (sem esquecermos da carência desse tipo de informação) parece infinita vide a audiência desses programas.
- E dá bem para confirmar o ibope. Já entrou no site do Esquadrão da Moda (do SBT)?
- No blog, assinado pelos apresentadores, cabeleireiro e maquiadora, o povo entra, deixa comentários (uma média de 500, por post!) e discute com vontade cada imagem que vê. Um sucesso!
- Outra: o site também disponibiliza vídeos com trechos do programa. Com sorte dá para garimpar uma e outra informação que auxiliem a formação e o treinamento de consultores e vendedores de moda. Fica a dica!
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