A Abravest (Associação Brasileiro de Vestuário) e a ANBT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) apresentaram nesta terça, dia 16, durante a FIT (Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil-Bebê), em São Paulo, uma nova padronização para o vestuário infantil.
Desde 1992 existe a intenção desta modificação. O projeto apresentado não mais separa as roupas de acordo com a idade das crianças de zero a 16 anos, mas por medidas corporais, como acontece nos Estados Unidos e na Europa. A diversidade de etnias existentes no Brasil e o desenvolvimento que nesta fase depende de cada criança faz com que exista muita diferença entre os tamanhos.
Vantagens para o varejista e para consumidor
- Melhora da qualidade dos produtos brasileiros;
- Diminuição do custo de produção, com melhor aproveitamento dos tecidos e consequente barateamento de alguns produtos;
- Certificação contra os produtos piratas e de má qualidade;
- Aumento da venda de vestuário via internet e catálogos;
- Diminuição da quantidade de trocas de peças que foram presenteadas;
- Diminuição da necessidade de experimentar as roupas na loja (que gera sempre um desconforto para crianças e bebês);
- Aumento das possibilidades de exportação.
Adesão dos fabricantes é voluntária
A expectativa é que as novas etiquetas começem a figurar nas confecções a partir de outubro de 2009. A adesão do fabricante não é obrigatória. A ABNT e ABRAVEST estão em campanha para que o maior o número de empresas adotem as novas regras, garantindo a simpatia e rápida adaptação da maiorias dos consumidores.
As medidas e os moldes das novas padronagens estão sendo desenvolvidos pela ABNT e serão fornecidos gratuitamente aos associados da Abravest, juntamente com um selo, que deve ser usado nas embalagens destinadas ao público final. Além desta identificação, receberão uma cartilha com texto explicativo e uma tabela de medidas.
- O próximo passo é o vestuário adulto: depois do setor infantil, a padronização dos tamanhos do vestuário adulto masculino e feminino estarão no alvo das mudanças.
- E a Abravest e a ANBT já tem data para o lançamentos: setembro, será a vez do masculino, e em novembro, do feminino.
- Esta não é uma notícia fantástica? Agora é torcer para que funcione!
* Na imagens, foto do catálogo da Green, verão 2009. Dados do Portal Use Fashion.
5 comentários:
heheeh isso deve ser muito proveitoso, pois dias desses fui comprar um presente pra meu sobrinho e que sufoco. pior que ao final, teve que trocar ao botar a roupa no guri.
Quem sabe essas novas regras evitem um pouco deste transtorno, Igor. Mas, pense na experiência como uma espécie de aula de economia e de sociabilidade ministrada ao seu jovem sobrinho. Nada como uma ida a uma loja para aprender como funciona a humanidade... Adorando seus comentários por aqui, até mais. (Luciene)
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