sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cliente paga o quanto quer em site de moda

Um site de moda da França está convidando os internautas a pagarem o que quiserem por 10 mil artigos durante uma promoção que ficará em vigor por quatro dias e que a empresa descreveu como "fórmula antirrecessão".
 

Entre 15 e 18 de maio, o site http://www.brandalley.fr/ disponibilizará roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios originais de grifes famosas a um preço base de 1 euro, deixando os compradores pagarem mais somente se quiserem. Cada cliente poderá comprar no máximo dois itens.

 

"É uma liquidação que vai elevar o poder de compra dos consumidores num momento de crise, elevar nosso perfil, aumentar o tráfego em nosso site e gerar uma repercussão na net que é essencial para qualquer empresa que vende online", disse o executivo-chefe da BrandAlley, Sven Lung. O site faz parte dos 15 maiores varejistas da internet na França, com faturamento previsto de 50 milhões de euros este ano.

 

A promoção vem após iniciativas semelhantes de restaurantes em Londres e Sydney, que procuraram combater o ambiente pessimista gerado pela recessão econômica, deixando, por períodos limitados, que os clientes, depois de fazerem uma refeição, decidissem quanto achavam que ela valera. A expectativa é que as pessoas gostem da experiência e retornem aos restaurantes, mesmo depois de os cardápios voltarem a apresentar seus preços tradicionais.

Lung disse que a estratégia da BrandAlley é semelhante, com o intuito de atrair clientes novos que normalmente não compram pela internet. Ele admitiu que comprar bens online é impessoal, comparado a ir a um restaurante, e que pode ser mais fácil para os clientes (que não presenciaram um "esforço de atendimento") pagarem o preço mínimo dos seus produtos e nada mais. Se isso acontecer, a empresa pode perder até 90 mil euros.
 

"É um risco. Não vou me iludir. As pessoas que estão diante de suas telas permanecem anônimas e vão querer fazer um bom negócio. Mas tenho esperanças de que seja um sucesso", disse ele, acrescentando que, "com o tempo, os clientes novos conquistados compensarão pelos possíveis prejuízos".

     

  • Essa notícia vem de encontro com outras duas que li recentemente, sobre uma pesquisa realizada pela Euro RSCG Worldwide nos Estados Unidos, França e Reino Unido que comprova que, durante o período de vacas magras o consumidor aumenta sua percepção de valor. Ou seja, quer mais qualidade pelo mesmo preço.
  • Segundo David Jones, Executivo-Chefe Global da Euro RSCG Worldwide, isso não significa que estamos diante de caçadores de barganhas. "Valor é muito mais complexo do que simplesmente preço".
  • Outra pesquisa, esta realizada apenas no Reino Unido, pela LinkShare em parceria com o Penn Schoen & Berland Associates, aponta que 92% dos consumidores confiam mais no resultado de suas buscas online do que nas informações dadas por vendedores. 81% deles fazem pesquisa na internet antes de comprar e 19% declararam que pretendem diminuir suas compras na rua para aumentar as realizadas na rede.
  • Uôu! Essas informações geram tantas reflexões que é difícil focar em uma só. Por hoje, sugiro uma tarefa de casa. Tente responder porque 92% dos consumidores (uma soma de respeito - a que se considerar) não confiam nas informações dadas por vendedores, ãhn?
  • Respostas nos comentários, plis!
* da agência Reuters/Paris, para o jornal Correio do Brasil. Resultados das pesquisas, do Portal Use Fashion.

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