Outra campanha que me confundiu é das lojas Paquetá, com o galã global da vez, o ator Rodrigo Lombardi. Já viram? Tá o rapaz é atraente (fazem um close de rosto que é matador), mas... seduzir mamães? Não, né?! Mesmo com a legião de mães solteiras, separadas e abandonadas deste país achei que não acertaram.
Para mim, publicidade de Dia das Mães deve trazer mulheres reais, com histórias e situações com a qual a gente se identifica. Mas se fosse imprescíndivel - e com grana sobrando para pagar o cachê de uma celebridade - certamente usaria mulheres que são mães (e que se comportam como tal: nada de tipos como Claudia Leitte!). Mães como Camila Pitanga, Angélica ou Maria Fernanda Cândido. Fortes e de sucesso, como a atleta Maurren Maggi. Ou divertidas, como Hebe Camargo.
Como o assunto rende muito, expandi o olhar para o outro lado do hemisfério e selecionei para vocês algumas campanhas que me emocionaram (e que bem poderiam inspirar os publicitários daqui). A Victoria's Secrets lançou uma promoção - Love you Mom - que dá uma viagem para Nova York com direito a compras nas lojas da marca para a filha que melhor declarar seu amor pela mãe com uma foto. Até aí, nada demais. Mas o vídeo que lança a campanha é brilhante! Três angels - Heidi Klum, Alessandra Ambrósio e Miranda Kerr - contam o que aprenderam com suas mães, as qualidades que as diferenciam e seus conselhos mais preciossos. Simples, leve e certeiro. Como deveria ser vida...
- Detalhe: das três, duas - Heidi e Alessandra - são mães. Como dizem, só se reconhece a própria mãe depois que se torma uma.
Outra empresa que trata desta relação com uma simplicidade desconcertante e sincera é a francesa Comptoir des Cotonniers. Desde seu lançamento, em 1997, a Comptoir des Cotonniers vem desenvolvendo sua identidade ao redor do extraordinário elo que une mães e filhas e suas coleções sempre brindam estas duas facetas de suas clientes. Como se não bastasse, as fotos de suas campanhas publicitárias trazem sempre mãe e filha, com direito a chamadas concorridas para aquelas que desejam fazer parte do casting da empresa. Poderiam resvalar no lugar comum, mas as imagens são sempre assim: lindas, chics, tocantes...
Mas o que faz meu coração bater mais forte são as chamadas "campanhas que fazem a diferença" - engajadas, sem serem piegas. Em uma palavra: mobilizadoras. Como a lançada no Reino Unido, em 2008, para estimular a amamentação materna intitulada Be a Star. Ela traz jovens que amamentam apresentadas como se fossem estrelas – modelos, atrizes, cantoras - em vestidos de alta-costura e penteados sofisticados, conferindo, assim, um caráter mais glamuroso ao ato de amamentar (que vem sendo deixado de lado pelas mães mais jovens de lá - apenas 52% das mães com menos de 20 anos amamentam).
- Mães que amamentam em atitude fashion. Esta sim é uma campanha que valeria o meu investimento!
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