segunda-feira, 4 de maio de 2009

A publicidade do Dia das Mães

Ainda sobre o Dia das Mães. Que tal as campanhas publicitárias deste ano? Percebeu algo diferente, emocionante, criativo, mobilizador? Ou sou só eu que ando enfastiada? Por exemplo, que mãe se identifica com a atriz Juliana Paes e a modelo Aline Weber, ambas lindísimas, sem dúvida, mas... sem filhos! Tipo, para quem é mesmo que a Vivara deseja vender neste Dia das Mães? Mostrei o anúncio para algumas mães na loja e minha enquete particular confirmou minha opinião - nenhuma identificação - além do comentário geral do "super bronzeado" da atriz Juliana Paes. Mão pesada do tratador de imagens (leia-se photoshop) ou uma declaração de simpatizantes da obamania? Confere a foto da atriz no lançamento da campanha (14/05), na loja do Shopping Iguatemi, e tire suas conclusões:

Outra campanha que me confundiu é das lojas Paquetá, com o galã global da vez, o ator Rodrigo Lombardi. Já viram? Tá o rapaz é atraente (fazem um close de rosto que é matador), mas... seduzir mamães? Não, né?! Mesmo com a legião de mães solteiras, separadas e abandonadas deste país achei que não acertaram.

Para mim, publicidade de Dia das Mães deve trazer mulheres reais, com histórias e situações com a qual a gente se identifica. Mas se fosse imprescíndivel - e com grana sobrando para pagar o cachê de uma celebridade - certamente usaria mulheres que são mães (e que se comportam como tal: nada de tipos como Claudia Leitte!). Mães como Camila Pitanga, Angélica ou Maria Fernanda Cândido. Fortes e de sucesso, como a atleta Maurren Maggi. Ou divertidas, como Hebe Camargo.

Como o assunto rende muito, expandi o olhar para o outro lado do hemisfério e selecionei para vocês algumas campanhas que me emocionaram (e que bem poderiam inspirar os publicitários daqui). A Victoria's Secrets lançou uma promoção - Love you Mom - que dá uma viagem para Nova York com direito a compras nas lojas da marca para a filha que melhor declarar seu amor pela mãe com uma foto. Até aí, nada demais. Mas o vídeo que lança a campanha é brilhante! Três angels - Heidi Klum, Alessandra Ambrósio e Miranda Kerr - contam o que aprenderam com suas mães, as qualidades que as diferenciam e seus conselhos mais preciossos. Simples, leve e certeiro. Como deveria ser vida...

  • Detalhe: das três, duas - Heidi e Alessandra - são mães. Como dizem, só se reconhece a própria mãe depois que se torma uma.

Outra empresa que trata desta relação com uma simplicidade desconcertante e sincera é a francesa Comptoir des Cotonniers. Desde seu lançamento, em 1997, a Comptoir des Cotonniers vem desenvolvendo sua identidade ao redor do extraordinário elo que une mães e filhas e suas coleções sempre brindam estas duas facetas de suas clientes. Como se não bastasse, as fotos de suas campanhas publicitárias trazem sempre mãe e filha, com direito a chamadas concorridas para aquelas que desejam fazer parte do casting da empresa. Poderiam resvalar no lugar comum, mas as imagens são sempre assim: lindas, chics, tocantes...

Mas o que faz meu coração bater mais forte são as chamadas "campanhas que fazem a diferença" - engajadas, sem serem piegas. Em uma palavra: mobilizadoras. Como a lançada no Reino Unido, em 2008, para estimular a amamentação materna intitulada Be a Star. Ela traz jovens que amamentam apresentadas como se fossem estrelas – modelos, atrizes, cantoras - em vestidos de alta-costura e penteados sofisticados, conferindo, assim, um caráter mais glamuroso ao ato de amamentar (que vem sendo deixado de lado pelas mães mais jovens de lá - apenas 52% das mães com menos de 20 anos amamentam).

  • Mães que amamentam em atitude fashion. Esta sim é uma campanha que valeria o meu investimento!

*a foto do lançamento da campanha da Vivara saiu do blog LP. A do Rodrigo Lombardi, do N9ve. O vídeo da Victoria Secrets, do Petiscos. As outras saíram do meu arquivo de imagens. Sou tão fã das imagens da Comptoir des Cotonniers que foi difícil escolher estas duas dentre tantas que coleciono.

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