quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fechando III - E quando ocorre uma tragédia?

O mundo inteiro parou para entender sobre a esta nova gripe (suína, H1n1 ou gripe A, como quiser), iniciada no México.

E o que este blog tem a ver com isso? Não sei se deu para vocês acompanharem todas as notícias, mas souberam que o governo federal mexicano ordenou o fechamento de todos estabelecimentos comerciais, restaurantes, indústrias, escritórios, postos de gasolina, escolas, tudo!, por 5 dias (de 1º a 5 de maio)?

A estimativa da Confederação Patronal da República Mexicana é que o comércio na Cidade do México tenha perdido 1,5 bilhão de pesos por dia (cerca de R$ 240 milhões!), devido aos cinco dias inoperantes. E temem o fechamento de micro e pequenas empresas em consequência da situação econômica do país que já começa a se ressentir dos efeitos da epidemia.

Quem estava na cidade do México (o Distrito Federal mexicano) naqueles dias descreveu um cenário assustador: "100% das portas fechadas. Ruas desertas. Parece filme do Velho Oeste, momentos antes do duelo entre o mocinho e o bandido... Hoje mesmo conversei com 3 pessoas que, por conta do medo de contaminação, cancelaram viagens de negócios que fariam... aos Estados Unidos!"

Concordo plenamente com a decisão (corajosa) do presidente mexicano, Felipe Calderón. A saúde dos mexicanos (e da humanidade) é mais importante que os negócios. Mas, agora, que a situação parece estar sob controle, é preciso pensar também na recuperação do crescimento econômico do país, afinal, o México é um dos países mais afetados pela crise econômica mundial.

  • A situação do México me lembra o que passamos com as enchentes em Santa Catarina, em novembro de 2008.

  • Todos os esforços foram para resgatar e salvar vidas, mesmo assim, o número de mortos da tragédia local superou a quantidade de pessoas que (segundo G1, até agora, são 64 mortos no México) vieram a óbito pelo vírus da gripe suína.
  • Na época, duas de nossas lojas, a de Itajaí e de Blumenau, ficaram fechadas por 10 dias. Mas houve lojista de Itajaí que só pode reabrir suas lojas 15 a 20 dias depois. Lembro ter lido que a estimativa de prejuízo era de R$ 600 milhões no PIB do estado, o equivalente a um mês de parada das atividades da indústria, comércio, serviços e agricultura, pelas estimativas iniciais da Secretaria de Planejamento do Estado de SC.
  • Não estou promovendo uma competição de tragédias, mas quero muito acompanhar as notícias para verificar o que será feito efetivamente para restaurar a economia mexicana. Porque, por aqui, ainda não conseguimos sair do lamaçal deixado pelas enchentes...

* a primeira foto (da vitrine) é da cidade do México e saiu do Portal Terra, assim como boa parte das informações citadas no texto. A foto da enchente é de Blumenau e foi retirada da web. O relato do vazio na cidade do México saiu do Blog do Cherto. Para entender a gripe suína, suas origens e saber das ligações da doença com a China, a indústria de alimentos e muito mais, recomendo a leitura destes dois (aqui e aqui) textos de Saramago.

0 comentários:

Postar um comentário