quinta-feira, 7 de maio de 2009

Música para desfile

Quem acha que música e moda são como queijo e goibada levanta a mão! Não tem erro: moda e música dão o maior pega - desde sempre! E se a moda não vive sem seu show (que é assim mesmo que são chamados os desfiles lá fora - fashions shows), nem tem como imaginar desfile sem música - mesmo quando se prefere o silêncio, como naqueles desfiles que só se ouve o som dos sapatos das modelos na passarela. Pois é bem esta a trilha perfeita para criar toda uma atmosfera de suntuosidade e admiração. Eu sempre procuro "ler" os desfiles que vejo através das músicas de sua trilha. E fico muito feliz quando a mensagem chega bem rica, cheia de referências - que é pra aguçar os sentidos e despertar o desejo de conhecer a história que se quis contar, tocar o tecido, vestir essa idéia... E as trilhas escolhidas para os desfiles, assim como as roupas, também podem revelar tendências e delinear nossos desejos. Afinal, tem tudo para serem as mesmas que servirão de trilha para nossas memórias da próxima estação. Quer ver? Olha só quais foram as músicas utilizadas para abrilhantar a última semana de moda de Paris (repara que todas têm links para seus clipes, no YouTube):

Não são bem o clima do momento estas canções? E se hoje, lá no BFS, uma de minhas lojas estivesse desfilando, certo que eu sugeriria alguma dentre as próximas listadas - todas "fresquinhas", selecionadas especialmente com este intuito: oferecer aos meus leitores uma vasta opção de músicas para desfile. Veja se meus palpites agradam:

  • Whistle - Sporto Kantès super alto astral, com assovio delícia. E o o clipe já traz uma sugestão para passarela que é uma alegoria em si: cabeças de animais, de "caixas", de "esferas".
  • Heartless - Kanye West que faz parte do disco “808’s & Heartbreak” do Kanye, que parece gostar mais de moda do que de música.
  • You have to dance - Noze também estranhinha, mas divertida, lembra música de circo. Outra com assovio (assovio dá liga - o povo super se identifica!)
  • Trop dangereux - Rohff um rapper africano que canta em francês. Ouça só que mistura boa!
  • Nothing to Worry About, dos suecos do Peter Bjorn and John Irresístivel. De cara, o refrão cola na cabeça e os dedos estalam. E o clipe é uma espécie de documentário sobre um grupo de japoneses rockabillys que vivem na França, tá?!
  • Push - Shinichi Osawa esse é japonês, mesmo. Faz um batidão com muitos sintetizadores. Pesado, mas de qualidade. Tem até pô-pe-rá...
  • The Fear - Lilly Allen não dá pra ficar de fora, né? Muito boa essa da Lilly - é outra com a qual o povo se identifica de pronto. Pop quando é bom é assim: mágico!
  • DVNO - Justice Justice é arroz de festa, eu sei, mas essa ainda não esgotou todas as suas possibilidades - continua boa!
  • Pourquoi pas moi - Mareva Galanter essa francesinha tem um estilo retrô que vai seduzir o público feminino mais jovem ou teen. Gostou? Ouve também C'est bon - tem assovio!
  • Les cornichons ...como era lindo meu francês -divertidérrima!
  • All is full of love - Bjork para um clima soft, chique, mezzo dramático
  • India.Arie - Brown Skin outra soft, mas mais sexy - adoro!
  • The Magnetic Fields - Underwear perfeita para desfilar... underwear! Heavy-sexy.
  • Handle Me - Robin gosto tanto desta que tenho pudor de classificar. Que tal bate-cabelo-das-boas?!!
  • Grace Kelly - Mika não é super-moderna mas mantem-se fresca e imbatível no quesito "empolgação". Mika leva o maior jeitão para Freddy Mercury.
  • Mercy -Duffy admito, gosto da voz dela. E a música é ótima: dá vontade de sair dançando. Por que não?
  • Paper plane - M.I.A do filme vencedor do Oscar 2009, Slumdog Milionaire. A-do-ro! E o que é som da sineta do caixa? Genial!
  • Not fair - Lilly Allen outra que combina com moda feminina. E o refrão? Merece ir para a lista dos melhores do ano.
  • Hotel Song - Regina Spektor fofa, Regina é a campeã das trilhas publicitárias (pena que não achei um bom vídeo no youtube)
  • Shoes - Tiga batidão com carão (sabe como?)

E para finalizar, duas trilhas que eu vi em publicidade e que são absolutamente adoráveis - não podem ficar de fora da lista: Butterfly (in my stomach) - The Chase, na propaganda do tampão (ops) Nett. Uma graça!

E Extraball, by Yuksek (feat. Amanda Blank) para Lacoste RED! Outro casamento perfeito entre imagem e som.

Você pode estar se perguntando porque me dei o trabalho de listar tudo isso aqui. Ora, porque dá bem para pegar essa listinha e aproveitar para criar sua set list personalizada. Tente "ambientar" sua loja com alguns desses sonzinhos, acrescente algumas da sua própria coleção e prepare-se: vai ter gente, dançando, batendo pé, pedindo para saber quem está canando nas suas caixas de som. Mais: vão querer conversar, ficar mais, olhar, conhecer seus produtos. E talvez... quem sabe, não é? Eu não garanto nada. Faz um teste e depois me escreve contando o que aconteceu, ok?!

  • Então, gostou ou cansou? É que eu tenho outra seleção deste tipo, só com música ambiente para lojas de moda. Interessa?

* tô precisano aprender a fazer aquelas seleções de músicas que aparecem em uma fita cassete. Já viram? Alguém para dar uma dica? Esse post ficou parecendo com os 12 trabalhos de Hércules!

10 comentários:

Anônimo disse...

... cansei nada! a-do-rei as dicas deliciosas. Quero mais, sim. PaulaC.

Anônimo disse...

Muuito bom!

Ma disse...

Nossa!!!!!!!!!
Amei isso aqui!!!!!!!!!

Já baixei quase tudo, muito legal!!!! Muita coisa que eu não conhecia também!!!!!

Parabéns!!!!!

E o seu blog é muito legal, vou acompanhar - CONTINUE POSTANDO!!!

abraços!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

muito bom,ameii !!!

vestrevest disse...

puxa, vcs são d+ a d o r e i.

vestrevest sõa joão do rio do peixe-pb

Anônimo disse...

que música indica p/ um defile que tem como tema o holocausto?

igor giordano disse...

amigo valeu aqui é o dj mister i&g de brasília eu já usei seu playlist num desfile de calçados para uma griffe aqui de brasília e foi super aceita valeu á e quando eu achar algo interessante te mando blz

Amanda Siège disse...

A-DO-REI, gata me ajudou muito!!!
òtimas escolhas, principalmente os francesinhos haha
bjo bjo

Anônimo disse...

Uma música melhor que a outra, bom gosto..

Anônimo disse...

ridículo não tem nada aqui , deixa de ser otários.kkkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário