segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mãe Dináh

Lojistas e líderes do comércio do Brasil revelaram em pesquisa da Serasa Experian suas previsões de vendas para o Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais importantes do calendário varejista.
O resultado geral é de estabilidade, na contramão dos anos anteriores, que foram mais otimistas. Dos entrevistados, 32% acreditam em queda, 68% estimam estabilidade ou melhoria em relação ao ano anterior.Os mais otimistas são os executivos das grandes redes varejistas. Entre eles, 45% aposta em aumento das vendas e faturamento. Na contramão, o pessimismo é mais forte entre os líderes de pequenas empresas, onde 34% aposta em queda.
O resultado por região também revela diferenças. Na região norte, por exemplo, há mais otimismo (39% apostam em elevação) e na região sul há menos (apenas 28% apostam em aumento).
Segundo a pesquisa, os itens mais procurados para presentear as mães em 2008 foram roupas, sapatos e acessórios - representando 24% do total vendido.
OTIMISMO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
Já no varejo virtual, o Dia das Mães promete: projeção do e-bit estima o aumento em relação a 2008 em 20%. Ao contrário das lojas de rua, que vendem mais moda, na internet as vendas de livros, perfumes e cosméticos devem ser a maioria.
  • Sei que ninguém me perguntou, mas já vou avisando que não dou muita bola para este tipo de pesquisa que tenta calcular vendas a partir de projeções; dos números do ano anterior e coisa e tal.
  • Mas também não sou de desfazer desse tipo de notícia. Costumo encarar as pesquisas de opinião como uma espécie de "fotografia do momento": podem não revelar toda a verdade, mas garantem uma visão bem ampla do mercado, como se quando se consegue uma visão do mar de uma sacada de edifício.
  • E existe também o efeito "rebote": as pesquisas acabam influenciando o ânimo de quem lê e se confirmando verdadeiras. As famosas pesquisas de opinião de intenção de voto, ora fidedignas, ora "plantadas" pelos candidatos para "encorajar" os eleitores indecisos, estão aí para nos provar disso.
  • Então, arrisca uma previsão para as vendas do Dia das Mães deste ano?

* dados da pesquisa divulgados pelo Portal Use Fashion

0 comentários:

Postar um comentário