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Achei este texto singular: exemplifica muito bem o maior pesadelo das compras online - a entrega!
PRISÃO DOMICILIAR 14 de maio de 2009 - 20:04 Comprei uma geladeira no Ponto Frio. Eles pediram um prazo de 10 dias para entregar. Era para chegar hoje. Que horas? Entre 8 da manhã e 9 da noite. Mas, mas, mas, mas… Moramos sozinhos (eu e minha esposa, que está viajando). Passei o dia em casa, esperando o maldito caminhão do Ponto Frio.
Agora são 7:47 da noite e nada dele ainda. Estou em prisão domiciliar.
Para mim essa história ilustra bem o jeito de tratar consumidores neste nosso mundo. O Ponto Frio criou uma belíssima rede de distribuição, com uma logística bem pensada, provavelmente toda coordenada por computador. O caminhão sai de manhã com um roteiro racional organizado de forma a maximizar a eficiência, percorrer o mínimo de distância, arriscar ao mínimo danificar os produtos. Mas e o consumidor? Ora bolas, cada um com seus problemas.
O Ponto Frio investe dinheiro para melhorar a logística desde que isso aumente sua receita ou diminua seus custos. Mas, se o objetivo for melhorar a minha vida, eu é que me vire.
O pior é pensar que as soluções eram tão simples… Dar um celular ao entregador. Criar um site que torne a operação logística visível para mim também, não só para o motorista, para que eu possa me programar. Manter o serviço de atendimento em contato com o entregador, para que eles possam me dizer algo mais do que “não sabemos o roteiro dele” quando eu ligo lá. E eu estaria livre. Mas nada disso aumentaria o lucro do Ponto Frio. Agora estou aqui decidindo se cancelo a compra ou se me preparo para passar mais um dia preso.
São 8:03 da noite. Nada até agora.
Update: 8:14 PM - nada ainda. Liguei para o serviço de atendimento. Fui informado que o horário deles é só até as 7 horas. Eu tenho que esperar. Eles não.Update 2: 8:27 PM - tô com fome. Não tem nada na geladeira (que aliás não funciona). Pedi uma pizza. Agora estou esperando dois entregadores. Tenho mais fé na pizzaria.
Update 3: 8:50 PM - chegou! A pizza, claro. A geladeira não.
* texto de autoria do jornalista Denis Russo, que escreve para a revista Veja e Superinteressante, entre outras
3 comentários:
o ponto frio e um lixo de empresa pensa como pais de 3º mundo o seu procedimento e quanto a entrega e péssimo no erro deles quem paga e o cliente um absurdo esse tipo de serviço deveria fechar a empresa
COMPREI UMA AR CONDICIONADO, DEPOIS DE AGUARDAR 10 DIAS PARA A CHEGADA DO MESMO, E DPS DE ME ABORRECER VARIAS VEZES NO SAC. A LOJA ME LIGOU DIZENDO QUE NÃO TEM A MERCADORIA NEM NA FABRICA, E QUE IRIA ESTORNAR O VALOR DO MEU CARTÃO . EU PERDI A OPORTUNIDADE DE COMPRAR EM OUTRO LOCAL TENHO QUE AGUARDAR 10 DIAS PARA O VALOR VOLTAR PARA O MEU CARTÃO. DETALHE NO SITE DO PONTO FRIO A MERCADORIA ESTA DISPONIVEL COM UM VALOR MAIOR. mE SINTO ENGANADA PELO PONTO FRIO NÃO COMPRO MAIS NADA LÁ, CUIDADO PESSOAL
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